CAIU

Câmara rejeita projeto que previa multar quem urinar ou defecar nas ruas de Caxias do Sul

Proposta do vereador Bortola (Progressistas) teve oito votos favoráveis - número insuficiente para projeto ir à sanção de Adiló Didomenico.

Câmara rejeita projeto que previa multar quem urinar ou defecar nas ruas de Caxias do Sul
Câmara rejeita projeto que previa multar quem urinar ou defecar nas ruas de Caxias do Sul

Mesmo que a maioria dos vereadores presentes na sessão desta quinta-feira (5) tenha sido favorável ao projeto que previa multar quem urinar ou defecar nas ruas de Caxias do Sul, a pauta foi derrubada. Isso porque, para ir à sanção do prefeito Adiló Didomenico, a proposta de Alexandre Bortoluz, do Progressistas, necessitava de, pelo menos, 12 votos para ser aprovada. Com o desempate – o voto sim do presidente dos trabalhos, Adriano Bressan (PP) – a matéria de Bortola teve oito pareces favoráveis e sete contrários.

A intenção de Bortola era proibir necessidades fisiológicas – urinar e defecar – fora de banheiros em Caxias do Sul. A proposta também previa alteração do Código de Posturas do Município (lei complementar 632/2020), oficializando a autuação. Antes, ele havia reiterado que o ato de urinar e/ou defecar enquadra em ato obsceno, tipificado no artigo 233 do Código Penal. Durante a segunda discussão, Bortola, ao defender o projeto, chegou a citar que a medida não afetaria pessoas em situação de rua – vulnerabilidade social. Ainda, houve o debate sobre a falta de banheiros públicos na cidade.

A proposta de Bortoluz levaria ao pagamento de uma multa de 5 a 15 valores de referência municipal (VRM). Hoje, cada VRM corresponde a R$ 44,67. Se uma pessoa fosse autuada pelo máximo previsto, caso o projeto fosse aprovado e sancionado, o valor chegaria a R$ 670,05.

Foram favoráveis ao projeto: Bortola (PP); Adriano Bressan (PP); Gládis Frizzo (PP); Cadore (PSDB); Camillis (PSB); Fiuza (Republicanos); Scalco (PL) e Tatiane Frizzo (PSDB).

Foram contrários ao projeto: Xuxa (União); Felipe Gremelmaier (MDB); Juliano Valim (PSD); Lucas Diel (PRD); Prof. Zanchin (Novo); Rafael Bueno (PDT) e Rose Frigeri (PT).

Estavam em representação e não votaram: Marisol Santos (PSDB); Lucas Caregnato (PT) e Sandro Fantinel (PL).

Ausentes e não votantes: Wagner Petrini (PSB); Zé Dambroz (PSB); Velocino Uez (PRD); Renato Oliveira (PCdoB) e Estela Balardin (PT).