R$ 9.651.622,14. Este é o valor que a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul irá devolver aos cofres da prefeitura. A prestação de contas do legislativo ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 20. O orçamento total repassado no início do ano era de R$ 35.075.158,63.
Em um ano complicado na política caxiense, outros dados mostram a representatividade do parlamento: mais de 60 mil pessoas passaram pelo plenário da casa e acompanharam os trabalhos dos vereadores. A grande maioria em protestos nas apreciações dos processos de impeachment do prefeito Daniel Guerra.
Foram realizadas 129 sessões ordinárias, 14 extraordinárias, 6 representativas e 28 solenes. Além, é claro, de espaços de tribuna livre, homenagens e cedência por acordo de líderes. Ao todo, foram protocolados 340 projetos, sendo 48 de autoria do executivo. Dentre os documentos, 181 requerimentos, 248 de Lei, 52 de Lei complementares, três de emenda, 13 de resolução e 24 de decretos legislativos.
Felipe Gremelmaier (PMDB), presidente da Câmara em 2017, lembra que o ano, por conta das pautas que chegaram à Casa, foi conturbado, com fortes debates. O vereador comemora o fato de retornar ao município este valor que deverá ser revertido à comunidade da forma que a prefeitura bem entender.
“A gente sabe que foi um ano conturbado, um ano com bastante debate forte, inclusive, o que faz bem para a democracia. Eu acho que os lados têm que se posicionar, tem que mostrar aquilo que pensam em relação a sociedade. A Câmara esteve aberta o ano inteiro para as mais diversas entidades, grupos e pessoas que procuraram o poder legislativo. Além de sermos fiscalizadores do executivo, temos a responsabilidade, como presidente, de gerenciar estes recursos – duodécimo enviado para a Câmara todos os meses – E, nós, fizemos isso com os mais diversos setores que tem o papel de gerenciar isso. Sendo dessa forma, quem ganha é a comunidade. Em momentos de crise institucional que o país vive, crise ética, a Câmara dá uma demonstração feliz e que retorna para a nossa comunidade para ser investido da forma que a prefeitura bem entender”, salienta Gremelmaier.
Em 2017, a Câmara completou 125 anos de atuação e também retomou o parlamento regional, junto de outras cidades da Serra. Foram 16 encontrados ao longo do ano. O parlavox, que reproduz os discursos dos vereadores em canal oficial no youtube, recebeu 300 mil acessos, via site da Câmara.
Alberto Meneguzzi (PSB), será o presidente da mesa diretora do legislativo no ano que vem.