Bento Gonçalves

Alvo de CPI, vereador de Bento aciona BM após não conseguir retirar documentos

Alvo de CPI, vereador de Bento aciona BM após não conseguir retirar documentos Alvo de CPI, vereador de Bento aciona BM após não conseguir retirar documentos Alvo de CPI, vereador de Bento aciona BM após não conseguir retirar documentos Alvo de CPI, vereador de Bento aciona BM após não conseguir retirar documentos
Alvo de CPI, vereador de Bento aciona BM após não conseguir retirar documentos

A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves protocolou nesta segunda-feira (13), um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), denominada CPI das Fake News, que teria como objetivo, investigar o uso indevido da estrutura do Poder Legislativo para a criação de perfis falsos em redes sociais e a disseminação de notícias falsas a mando do vereador Moacir Camerini (PDT).

Na manhã desta quarta-feira (15), Moacir Camerini esteve presente na Câmara de Vereadores e solicitou a entrega de documentos relacionados a investigação. Na ocasião, a Brigada Militar acompanhou o vereador, mas mesmo assim, o pedido de acesso aos documentos foi negado por parte da Casa Legislativa.

O pedido de instalação da CPI baseia-se em documentos e imagens, além de relatos de dois ex-assessores do vereador, que efetuaram denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). O fato ocorreu ainda no mês de abril, quando os ex-servidores relataram que eram obrigados a alimentar perfis falsos em redes sociais a mando do vereador. Os servidores foram exonerados de seus cargos.

Já no início do mês de maio, o vereador foi alvo de um Projeto de Resolução (05/2019), protocolado na Casa Legislativa, por meio da Comissão de Ética Parlamentar, que previa o afastamento temporário por um período de 30 dias. No entanto, os atos foram suspendidos pela juíza Christiane Tagliani Marques, dias depois de serem protocolados.

Na última quinta-feira (9), o vereador Camerini oficializou o Requerimento 22/2019, pedindo o afastamento do vereador Anderson Zanella (PSD) da presidência da Comissão de Ética Parlamentar da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. O motivo seria de que Zanella estaria se reunindo com os ex-assessores, que foram exonerados do gabinete de Camerini.

Confira a manifestação do vereador Moacir Camerini (PDT), clicando abaixo:

Por meio de nota enviada à reportagem do Portal Leouve, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves informa que está atenta ao caso. Confira na íntegra:

“Sobre o pedido de instalação da CPI das Fake News, bem como da sua documentação, a Câmara Municipal de Bento Gonçalves está dentro do prazo legal. Em caso de abertura de tal Comissão Parlamentar de Inquérito, a imprensa e a sociedade serão comunicadas. Enquanto isso, a instituição trabalha normalmente, e o Poder Legislativo segue sua missão de legislar em prol da população, aprovando e elaborando projetos que ofereçam mais qualidade de vida e desenvolvimento para o município.

Bento Gonçalves, 15 de maio de 2019.”

Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM