Plantão

CDL de Caxias pede para a população tomar cuidado e anuncia que comércio permanece de portas abertas

As atividades escolares seguem autorizadas, incluindo creche e pré-escola.

CDL de Caxias pede para a população tomar cuidado e anuncia que comércio permanece de portas abertas

Em nota divulgada a imprensa a Câmara de Dirigente Lojistas- CDL Caxias do Sul disse que recebeu com extrema preocupação a confirmação da classificação do município na bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a suspensão temporária do Modelo de Cogestão com as prefeituras, na tarde desta segunda-feira (30). A cidade estava há mais de três meses (17 semanas consecutivas) na classificação laranja.

O presidente da CDL Caxias do Sul, Renato S. Corso, lamentou a regressão à bandeira vermelha e faz um apelo para que a população siga os protocolos sanitários para conter a disseminação da Covid-19 e ressalta que só o esforço coletivo poderá reverter a situação. O dirigente acrescenta que é preciso que os associados da CDL Caxias do Sul continuem tomando os cuidados necessários, com atenção redobrada para o período que se avizinha com as compras de final de ano, evitando aglomerações no interior dos estabelecimentos, entre outras medidas recomendadas pelas autoridades de saúde.

“Temos acompanhado com muita apreensão o aumento no número de pessoas contaminadas. A ocupação dos leitos de UTI piorou sensivelmente e, por isso, alertamos a população para que retome os cuidados que vinham tendo anteriormente. Pedimos atenção para o uso da máscara, para a higienização das mãos e dos calçados, e para que observem o distanciamento social seguro. Sabemos que a saúde é prioridade e que é preciso seguir as regras previstas nos decretos municipal e estadual. Precisamos voltar nossos esforços para frear esse aumento de casos e internações que fizeram com que retornássemos à bandeira vermelha”, sinaliza Corso.

Mesmo com suspensão do Modelo de Cogestão anunciada nesta tarde, o comércio pode permanecer de portas abertas. O varejo de rua, shoppings e centros comerciais poderão funcionar com 50% do quadro de trabalhadores para os estabelecimentos com mais de 3 funcionários, sem restrição de dias, com atendimento até as 20h. Segue permitido comércio eletrônico, telentrega, pegue e leve e drive-thru.

Ainda segundo o protocolo estadual, seguem autorizados o funcionamento de restaurantes à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço, bares, lanchonetes e lancherias, com 50% dos trabalhadores e 25% de lotação, sem restrição de dias. O atendimento poderá ser feito até as 22h. É obrigatório que os clientes estejam sentados, sem permanência em pé, com distanciamento de 2 metros entre as mesas para grupos de até 6 pessoas, sem música ao vivo ou ambiente que prejudique a comunicação.

Nesta classificação, fica proibida a realização de eventos, incluindo casamentos, formaturas e aniversários, shows, espetáculos, teatros e cinemas. Fica vedada a permanência em locais abertos sem controle de público (ruas, praias, parques e praças), sendo permitida apenas para circulação ou prática de exercícios.