Texto escrito por Abigail Somacal (Licenciatura em Educação Física / Bacharel em Educação Física / Pós graduanda em Fisiologia e Prescrição do Exercício Clínico / CREF 027828-G/RS)
Muitas vezes não entendemos porque aquele treino ou aquela dieta não nos surte efeito e resultados. Mas isso depende do nosso biótipo, isto é, a maneira com que nosso metabolismo se comporta. Conhecendo isso, compreendemos como trabalhar treinos e dietas a nosso favor.
Genótipo é a constituição genética de uma célula, organismo ou indivíduo, sendo basicamente tudo aquilo que envolve características passadas dos pais para os filhos, desde a cor dos olhos, até a nossa “disposição” para engordar ou emagrecer.
Mesmo que o nosso biótipo diga o que estamos destinados a ser, podemos e devemos lutar para mudar essa tendência. Por isso a importância de conhece-lo e entendermos como nos classificamos em diferentes formas corporais. Por meio do seu perfil genético, é possível saber como é a resposta do seu corpo aos exercícios, o que otimiza a perda de peso e benefícios para a saúde.
ENDOMORFOS
Indivíduos com metabolismo lento e com facilidade em ganhar peso, mais gordura do que músculo, seu metabolismo permite a realização de estoque de gordura, tendo dificuldade para a perda desta. Naturalmente pesados, sua estrutura física se caracteriza por ossos fortes e grandes, caixa torácica, cintura e estruturas largas. Este somatotipo possui capacidade para aumentar rapidamente a massa corporal devido à gordura.
Dicas de Treinos: podem apostar na musculação de forma metabólica e no cardiovascular de forma intensa. Os treinos podem ser em circuitos, bi-set, tri-set, superséries e muito aeróbico, pausas ativas, e, se possível, treinar quase todos os dias. É importante o acompanhamento de um nutricionista para orientação com a alimentação.
MESOMORFOS
Estrutura mediana, ossos largos e um comprimento proporcional entre braços e penas, desenvolvem massa muscular e reduzem gordura corporal com mais facilidade. Apresentam níveis altos de testosterona, uma vantagem para a musculação.
Dicas de Treinos: a intensidade dos exercícios deve ser a base do treinamento de mesomorfos, a resposta do treino de força é mais rápida e todos os tipos de treinos se encaixam nesse perfil.
ECTOMORFOS
São pessoas bem magras, com baixo percentual de gordura. O metabolismo dessas pessoas é extremamente rápido, causando um consumo calórico muito grande. Este perfil possui os ossos finos e dificuldade no ganho de peso, com isso, ectomorfos necessitam de mais calorias diárias para manter ou ganhar peso.
Dicas de Treino: devem seguir um padrão de treinos mais curtos (40 minutos), com pesos e intervalos mais extensos, três a quatro vezes por semana e sem necessidade de exercícios de predominância cardiovascular. Este perfil deve apostar na musculação com cargas de 75 a 80% do peso máximo, respeitando os limites do corpo e com movimentos completos.
E aí, qual é o seu biótipo? Bora colocar em prática com as dicas citadas e depois nos conte os resultados!
Procure um personal trainer e um nutricionista para o acompanhamento e o ajuste com mais qualidade para o que você precisa.