Opinião

Exercícios que toda mulher deveria fazer

Exercícios que toda mulher deveria fazer


Foto: Freepik.com

Normalmente, muitos exercícios são um pouco ignorados nos treinos para o público feminino. Enquanto a maioria dos homens está preocupa com os membros superiores, boa parte das mulheres foca nos inferiores. Entretanto, o correto e saudável é encontrar o equilíbrio e não deixar alguns exercícios mais detalhados de lado, que poderão fazer toda a diferença nos seus resultados.

Vamos iniciar com os exercícios de mobilidade!

Nos referindo à capacidade de explorar nossas articulações em toda amplitude de movimento que elas permitem, pequena e grande amplitude, livres de qualquer restrição. A mobilidade articular tem como benefício para o nosso corpo aumentar a amplitude dos movimentos, ajudar a corrigir algumas disfunções articulares, manter a saúde das articulações, tendões e ligamentos, prevenir lesões, relaxar os músculos e estimular a produção do líquido sinovial. É muito importante utilizar a mobilidade como aquecimento antes dos treinos e alongamentos ao final deles.

Os treinos de cardio também merecem um espacinho na semana, por inúmeros motivos: melhora a resistência, com certeza você irá sentir uma melhora na sua resistência em seus treinos na academia; queima gordura, um treino HIIT pode queimar gordura como nenhum outro treino; fortalece seu coração; aumenta a eficiência da circulação sanguínea; melhora a recuperação,

Esse treino melhora seu metabolismo e ajuda seus músculos se restabelecer mais rápido de uma atividade física mais pesada como um treino de força; diminui o stress, um super bônus, não é?; aumenta os níveis de Vitamina D e libera hormônios.

Imagino que seja o suficiente para convencer a mulherada que é importante realizar um cardio junto com os treinos!

E o mais evitado, porém um dos mais importantes: os exercícios de membros superiores. É necessário incluir os exercícios para membros superiores nos treinos. Infelizmente, muitas mulheres só lembram de treinar os braços, quando sentem alguma diferença estética na região. Malhar os braços contribui para a melhoria postural, evita dores nas costas e também dá uma sustentação melhor para o corpo. Com os braços fortalecidos, a capacidade de segurar mais cargas para os treinos de perna aumenta, consequentemente, os resultados devido a maior carga de inferiores acontecem mais rápido. Sem contar que a linha da cintura pode ser definida e mais desenhada com o treino de superiores.

E exercícios de abdômen, devemos fazer?

Sim, de diferentes formas! E a mais positiva é ativando o bracing durante os demais exercícios. O que é isso: para estabilizar nossa coluna, precisamos da totalidade dos músculos implicados e não apenas do transverso. É importante ativar os oblíquos, especialmente o externo, face à sua enorme implicação na estabilidade lombar-pélvica. O hollowing (diminuição do perímetro da cintura por encolher a barriga) inibe a ativação dos oblíquos, ao passo que o bracing vai aumentar essa ativação, sem deixar de incluir o transverso abdominal.

A estabilização de uma estrutura só é realmente eficaz se a base que suporta os cabos que a estabilizam for maior. Após alguns estudos de estabilidade da coluna em relação à ação de forças externas, verificou-se que existe uma maior estabilidade da coluna quando se promove o bracing (contração voluntária de todos os músculos abdominais).

Além dessa melhora postural, a estética abdominal também será visível, um abdômen com gominhos é o sonho de toda mulher! Pode-se realizar exercícios isolados para abdômen sim, para fortalecer mais ainda a região, mas o principal segredo é saber ativar a musculatura durante agachamentos e levantamentos.

Enfim, o importante mesmo, além dessas dicas mais minuciosas, para nós mulheres, é o exercício físico como um todo, treinar para fazer bem ao corpo e a mente.