Opinião

Exercício físico e ansiedade

Exercício físico e ansiedade


Segundo pesquisas, exercício físico regular pode reduzir em até 60% os riscos para o desenvolvimento da ansiedade.

Independentemente de qual seja o tipo de ansiedade, uma coisa é certa: a prática de exercícios irá ajudar. Mas como? Qual exercício exatamente irá atuar diretamente na redução da ansiedade? Siga a leitura que iremos explicar.

O nosso corpo é controlado por uma série de hormônios, que enviam sinais para que as células executem algumas funções. O desequilíbrio nesses níveis hormonais pode trazer problemas para a saúde, mas fugir do sedentarismo tem o poder de equilibrar um pouco essa questão.

Você terá mais disposição e organização no seu dia. Pode parecer contraditório, mas a prática regular de exercícios físicos nos deixa mais dispostos para realizar as tarefas do dia a dia. Com o desenvolvimento do hábito, os seus níveis de energia irão subir e o seu cotidiano será muito mais produtivo e dinâmico, reduzindo a ansiedade.

O estresse também será reduzido com a prática de exercícios, pois ansiedade e estresse andam juntos. O ansioso, por natureza, tende a se preocupar demais com as coisas e acaba ficando estressado. Com a prática de exercícios, essa consequência é reduzida de forma considerável, fazendo com que a sua qualidade de vida melhore.

A prevenção de doenças é outro ponto que é coberto pela prática regular de atividades físicas e que pode, indiretamente, reduzir a ansiedade. Se você é do tipo que se preocupa muito com a saúde, terá a segurança de que está fazendo o melhor para o seu corpo. Este, será um investimento para a saúde física e mental!

O sono irá melhorar consideravelmente, pessoas ansiosas tendem a ter um sono prejudicado, normalmente, por episódios de insônia. Fazer atividades físicas frequentemente ajuda muito nessa questão. Mas é importante ter um cuidado: evite realizá-las no período da noite, já que esse horário pode acabar deixando você ainda mais acordado.

Por fim, um dos tópicos mais importantes é a melhor da autoestima e da autoconfiança! Uma das principais consequências da ansiedade para o emocional é a queda da autoconfiança, assim como da autoestima. O equilíbrio obtido a partir da prática regular de exercícios físicos tende a reduzir isso de forma expressiva, fazendo com que você se sinta mais seguro e confiante.

Algumas práticas que podem ser indicadas para a redução da ansiedade, além da musculação, é a corrida, a meditação e o alongamento. A meditação é uma prática de autoconhecimento que pode ser considerada uma atividade física, desde que atrelada a outras práticas, como a Yoga ou o Pilates. Um ponto positivo é que isso pode ser feito sem que você precise sair de casa.

Outra atividade que pode ser feita no seu lar é o alongamento. É recomendado dar uma boa alongada ao acordar e antes de dormir, preparando os músculos e as articulações tanto para o dia que está começando quanto para o repouso.

Correr também trará muitos benefícios para a saúde, sendo um momento de conexão para quem está praticando a atividade. Coloque uma boa música nos fones de ouvido, escolha um local legal, use roupas confortáveis e deixe o seu corpo ir. São só benefícios para a saúde!

Lembrando que casos mais sérios de ansiedade exigem atenção médica.