Opinião

Enólogo x Sommelier x Enófilo

Enólogo x Sommelier x Enófilo

São tantos as ramificações que o mundo do vinho vem apresentando, que até precisamos de vários profissionais da área para a evolução de mercado. Neste caso vamos falar dos principais anfitriões: temos o enólogo para elaborar o produto, do Sommelier para apresentar o produto ao público, e o Enófilo, que são os apreciadores do vinho.

O Enólogo é a peça chave do vinho, pois ele é formado em Enologia e junto com agrônomos, exerce toda a função: desde acompanhar o plantio, cuidar de parreirais, clima, solo, colheita, produção, técnicas de elaboração e finalizações. Seu trabalho é longo, e é ele quem faz a fantástica bebida dos deuses. Por isso, essa profissão vem crescendo cada dia mais. No Brasil existe o curso superior de Enologia, ou a opção de estudar agronomia e se especializar em Enologia, até mesmo fora do Brasil.

Já o Sommelier, pode e deve ser o colega e amigo do Enólogo, pois é ele quem apresenta este produto ao público, de maneira mais fácil e clara, através de vendas, palestras, cursos de degustação, e jantares harmonizados. O profissional não estuda um curso superior, mas tem a opção de fazer vários cursos específicos na área, bem como precisa estudar e viajar o mundo, pois o assunto aqui envolve cada país, com suas regiões e microrregiões. É necessário muito estudo, e, acima de tudo muita disciplina, já que os cursos são curtos e bastante práticos. Este profissional, além do vinho, deve estudar outras bebidas, como destilados, cervejas e etc.

O Enófilo, ahhh este é a peça principal, sem ele não adiantaria nada o trabalho dos anteriores, afinal, quem beberia todo o liquido? Muito bem, o enófilo é aquela pessoa que ama e aprecia vinhos de verdade, e busca informações e conhecimento sobre, porém não trabalha na área e geralmente não estuda tecnicamente.

 

Nos últimos tempos, milhares de Enólogos, além de produzir o vinho, querem apresentá-los ao público, falar de forma mais fácil e clara e para isso realizam o curso de Sommelier. Em contra partida, atualmente temos muito Sommeliers, que por sinal querem se aprofundar mais nas técnicas de produção e consequentemente buscam o curso de Enologia. Ou seja, ambos podem estudar a profissão do outro para se especializar.

Concluindo as três categorias, somos todos Enófilos, afinal não tem como não idolatrar uma das bebidas mais antigas da história e tão rica em cultura e diversidade.

Tim tim!!!