É inegável que o petróleo foi a fonte de energia mais importante durante todo o século XX. Sua descoberta, em 1859, proporcionou inúmeros avanços tecnológicos e foi responsável pelo desenvolvimento, por exemplo, de uma revolução em nossos meios de locomoção. Afinal saímos da tração animal para os propulsores a combustão.
Impulsionado por combustíveis fósseis, o modelo T, foi lançado por Henry Ford, em 1908 Seu custo inicialmente, era de US$ 850 (Dóllares), já em 1927, o último ano de fabricação do modelo da Ford, o preço despencou para US$ 290,00. O modelo da Ford revolucionou a indústria, e a sociedade, ao oferecer transporte acessível e confiável para a população. Com a popularidade dos carros, o mundo nunca mais foi o mesmo…
Mas, ao que tudo indica parece que finalmente estamos buscando novos caminhos e tecnologias mais limpas em questão de transporte, pois o setor contribui com um quarto das emissões globais de gases de efeito estufa e é a área em que as irradiações de carbono mais crescem desde os anos 2000.
De acordo com os relatórios de situação global dos transportes e Mudanças Climáticas Globais, elaborado por mais de 40 organizações internacionais que atuam em prol de transportes sustentáveis e de baixo carbono, as emissões provocadas pelos transportes cresceram de 5,8 gigatoneladas de CO2 em 2000 para 7,5 gigatoneladas em 2016, volume 29% maior.
Entre os modais que mais contribuem com as emissões de dióxido de carbono, os carros leves lideram com 45% do volume emitido. Em seguida, aparecem os caminhões, responsáveis por 21% das emissões de CO2, os aviões e navios, ambos com 11% das emissões, ônibus e micro-ônibus representam 5%, triciclos e motocicletas 4% e os trens figuram com 3%.
Mediante esse quadro, as pessoas em todo o mundo, começam a adotar os “EVEs” (eletric veciches), para preservar o meio ambiente, além da esperança de longo prazo de economizar dinheiro com combustível.
Tipos de carros Elétricos ou Híbridos e que além das baterias tem sistema que aproveita a energia da frenagem para transformar em eletricidade, através dos freios regenerativos, (KERS).
A tendência, é que segundo a consultoria, (JP Morgan), até o ano de 2025 a maioria dos veículos elétricos e veículos elétricos híbridos representará quase 30% dos carros à venda. E com a melhoria contínua das baterias de íon-lítio, os “EVEs” vão se tornar mais baratos do que os veículos movidos a combustíveis derivados de petóleo na próxima década.
Porém, existe um caminho a percorrer, segundo um estudo conjunto entre a marca francesa Renault e a Universidade de Stanford, o processo de manufatura do carro elétricos causa maior emissão do que o processo dos carros a diesel e gasolina. Isso se dá por conta da bateria Li-ion (íon-lítio). Sem a bateria, o nível de emissão seria praticamente o mesmo. Porém, esse aumento de emissões no processo de fabricação é “mais do que compensado pelo fato de os carros elétricos emitirem muito menos poluição durante seu ciclo de vida”.
O departamento de Energia dos EUA calculou que um típico carro elétrico consegue rodar 70 quilômetros com um dólar de eletricidade (cerca de 1,4 centavo de dólar por quilômetro). Outra vantagem dos carros elétricos é que as baterias são recarregáveis e se reciclam. Quase 100% das baterias podem ser recicladas, o que evita que as baterias velhas se transformem num problema de descarte de lixo.
Perseguindo outro objetivo imprescindível para a migração aos “EVEs” a empresa israelense StoreDot, fabricou a primeira bateria para veículos elétricos que pode ser carregada em apenas cinco minutos, esse rápido carregamento na rede atual garante a autonomia de 100 quilômetros com as novas baterias. Um passo no sentido de tornar o reabastecimento tão rápido quanto os carros em um posto de gasolina. A British Petroleum (BP) também aposta na empresa e investiu US$ 20 milhões nas baterias da StoreDot, mesmo sendo a proprietária de 18,2 mil postos de gasolina no Reino Unido.
Os veículos elétricos são mais limpos do que os movidos a diesel e gasolina até mesmo quando se usa carvão para gerar eletricidade, todavia, se utilizadas para carregar as baterias a cada ciclo forem as fontes naturais como eólica, solar, hidrelétrica, bem aí sim a mudança será cada vez mais significativa ao meio ambiente. E o principal, estaremos combatendo os poluentes atmosféricos que vêm da gasolina que podem causar problemas de saúde como asma, câncer e doenças respiratórias.
> Vantagens do carro elétrico:
- Poluem menos
- Emitem menos ruído
- Preço da eletricidade tende a cair
- Manutenção mais simples
> Desvantagens do carro elétrico:
- Preço de aquisição mais caro
- Ainda apresentam menor autonomia
- Maior tempo de abastecimento
Ao que tudo indica, em torno do ano 2040, ou quem sabe até antes, a frota de veículos que usam combustível fóssil será menor que as movimentadas pela eletricidade. Agradecemos até onde o petróleo nos trouxe, mas que a eletricidade guie nossos caminhos de agora em diante, que assim seja!!!
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/efeito-estufa-transporte-responde-por-25-das-emissoes-globais