Quando digitei no ChatGPT, “que as meninas do Leblon não olham mais pra mim”, o sistema me retornou assim: “Pôh meu irmão, deixa eu te falar… relaxa! No Rio existem outros lugares legais e elas irão olhar pra você”! Gargalhei muito! Na verdade queria me lembrar da musica mesmo (risos)! Óculos! Música dos Paralamas do Sucesso, foi lançada em 1984, no álbum o Passo do Lui, um dos grandes sucesso da banda de rock nacional que ainda se ouve nas rádios atuais, quarenta anos depois!
Então, quarenta anos atrás, em 1984, usávamos MS-DOS da Microsoft, disks floppy de 5 ¹/4, que armazenavam grandes quantias de dados (contém ironia). E o processador Intel 80286? E os Apple Macintosh de 128k? Graças a Deus nunca precisei usar um destes, nesta época estava envolto em fraldas! Curiosamente ou não, George Orwell em seu livro “1984”, versa sobre um Estado totalitário que vigia os cidadãos o tempo todo! Nascia ali o BBB, viu! Não o Gil do Vigor ou o Bambam, não! Recalculando a rota… Perdão, me passei!
Mas voltando, é o lema do tira e põe óculos, de quem possui aí seus graus de astigmatismo ou hipermetropia, que não é o meu caso, ao menos no grau, no entanto se eu tiro o óculos vejo as letras como num espelho embaçado, mas se eu recoloco meus óculos os caracteres ficam em 8k-60FPS na hora, aliás, no segundo! São os dilemas da vida moderna! O uso obrigatório de lentes corretivas na CNH, que nos obriga a usar óculos por dentro do capacete, uma delícia! E o drama de usar o aplicativo do governo, (GOV.BR), quando inicia a biometria facial, nas instruções do aplicativo te orienta a ir para um lugar claro e remover objetos como boné, óculos e afastar o rosto! Eu afasto o rosto sem óculos, não consigo ler nada! Na dúvida, se conseguiu concluir ou não o processo, coloca o óculos novamente para conseguir ler. O sistema cancela o processo de biometria e solicita que seja refeito, você fica num looping infinito até solicitar ajuda de alguém ou ir no “feeling” e conseguir validar o processo depois de uns rápidos 15 minutos.
Vai muito além de um simples drama da vida moderna, hoje já não é mais novidade, a biometria facial está aí, nos aplicativos do Governo, nos aplicativos particulares para validar a identidade diante de algum serviço, quando você faz aquela fotinho maravilhosa com o seu documento do lado para abrir sua conta digital em alguma FinTec, para entrar no seu prédio, condomínio, no Data Center, etc., e agora também para entrar no estádio do time do seu coração!
*Em fevereiro deste ano, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados ( ANPD), iniciou processos de fiscalização envolvendo 23 clubes de futebol para avaliar o cumprimento das obrigações de transparência e adequação no tratamento de dados biométricos, especialmente de crianças e adolescentes, conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Pensando aqui, a população brasileira hoje está estimada em torno de 203 milhões de pessoas, pesquisas indicam que cerca de 75% a 80% destes brasileiros torcem para algum time de futebol, onde os 20 clubes mais pulares do Brasil, entre séries A e B, representam uns 95% destes torcedores. Eis a conta de padeiro! Nada contra eles, muito pelo contrário, a padaria da frente da minha casa, “Casa do Pão” é a melhor da zona sul – agora é só ajustar a permuta viu Edu, sei que tu está lendo -, se 75% dos brasileiros torcem para algum time e 95% destes torcedores apoiam clubes da série A e B, olha o tamanho da representatividade de tal medida, na população! Ou seja, por volta de 71% da população brasileira, uns 144,8 milhões de brasileiros, que acompanham futebol e torcem para algum clube, serão impactados por esta ação de biometria facial.
Me salta aos olhos o contexto educativo desta ação, que por este fim ou por outros, movimenta o país inteiro através do futebol, chega a todos, de todas as cores, credos e etnias, do Oiapoque ao Chuí, farão com que os torcedores do Oiapoque Futebol Clube, do Botafogo Futebol Clube , estejam em sintonia com os torcedores do Clube Beira Mar ou do União Santa Cruz.
A tríade fundamental de Pessoas, Processos e Tecnologia, segue se desdobrando em segurança reforçada, agilidade no processo, prevenção de fraudes, personalização da experiência, conformidade com normas, sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente, entre tantos outros benefícios.
O anonimato no futebol brasileiro está com os dias contatos!