O projeto Cinesolar, que utiliza energia solar para a exibição de filmes, estará em Carlos Barbosa nesta segunda-feira (12), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito José Chies.
A partir das 20h, o filme em cartaz é a comédia “Fala sério, mãe!”, estrelada por Ingrid Guimarães e Larissa Manoela. O enredo conta os desafios enfrentados pela protagonista, Ângela Cristina, na educação da filha adolescente, Malu, que sofre com os cuidados excessivos da mãe extremamente conservadora.
Ainda integrando a programação, às 14h haverá oficina de vídeo e às 19h exibição de curtas.
A iniciativa do cinema itinerante até dezembro passará por 32 cidades gaúchas, utilizando energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade.

Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e até um EcoVJ.
“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, afirma Cynthia Alário, idealizadora do Cinesolar e diretora da Brazucah Produções.