
O Rio Grande do Sul registrou o terceiro maior crescimento do turismo no país no primeiro semestre de 2025, com alta de 9,4% no Índice de Atividades Turísticas do IBGE. O resultado supera a média nacional (6,6%) e consolida a liderança regional, à frente de Santa Catarina (7,7%) e Paraná (5,5%). Os melhores desempenhos são do Rio de Janeiro (14,2%) e do Amazonas (11,8%).
Em junho, o estado teve crescimento de 0,5% em comparação com maio, contrastando com a queda nacional de -0,9%. Na comparação com junho de 2024, o avanço foi de 38,5%, refletindo a recuperação gradual da demanda por viagens e eventos após a enchente.
O secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, atribui o resultado ao trabalho integrado entre governo, municípios e trade turístico: “Esse desempenho é fruto da promoção dos nossos destinos, da qualificação dos serviços e do fortalecimento da infraestrutura. O turismo é um motor fundamental para a economia gaúcha, gerando emprego, renda e oportunidades em todas as regiões”, afirmou.
Os indicadores reforçam a competitividade do estado, impulsionada por eventos, ampliação da oferta e ações. Em 2024, foi lançada a Campanha Nacional do Turismo que projetou o RS como destino de experiências culturais, gastronômicas e naturais em nível nacional.