O Legislativo municipal comemorou, nesta quinta-feira (17), os 131 anos de Caxias do Sul. Durante a sessão ordinária, o músico André Arrosi fez uma bela interpretação instrumental do hino da cidade, utilizando acordeon cromático. A plenária foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Velocino Uez/PTB.
“Parabéns, Caxias do Sul, pelos seus 131 anos de história, nesta semana que tem como tema ‘É tempo de solidariedade’”, ressaltou Uez.
A Câmara presta essa homenagem à cidade anualmente, durante a Semana de Caxias, lembrando o dia 20 de junho de 1890 como a data em que o município se desligou de São Sebastião do Caí. Além do 131º aniversário da emancipação política, neste mês, são comemorados os 111 anos da elevação de Caxias do Sul à categoria de cidade, que ocorreu em 1º de junho de 1910, com a chegada do trem.
Fechando o momento de celebração, Arrosi tocou Santa Luzia, recordando a fé e o trabalho que os imigrantes italianos trouxeram na bagagem quando chegaram à Serra gaúcha e ao território caxiense, no final do século XIX.
O músico realizou a apresentação de forma voluntária. Acordeonista, professor de música, regente dos corais Radize D’Italia, Vozes da Casa e Jesus de Nazaré, Arrosi é licenciado em música pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com láurea acadêmica.
Ainda durante a sessão, dentro das comemorações de suas duas décadas de funcionamento, a TV Câmara Caxias apresentou uma reportagem especial sobre a cidade.