A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, na sexta-feira (10), a prova de conceito da licitação da telemedicina. A etapa faz parte do processo de seleção da empresa que fará a operação do serviço.
A empresa submetida à prova de conceito foi a NXT Telessaúde LTDA, melhor classificada dentre as 16 que participam da licitação. A prova de conceito consistiu em uma demonstração simulada de marcação de consulta por telefone e de realização de atendimento médico por videochamada, acompanhada pela equipe técnica da SMS e pelo secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior.
Essa fase está prevista no edital e serve para demonstrar se a empresa atende às exigências estabelecidas no termo de referência em relação às características técnicas, funcionalidades desejadas e desempenho.
A partir dessa etapa, será emitido um parecer para que seja dada continuidade ao processo. Se a empresa não for considerada apta, a próxima classificada será chamada e assim sucessivamente.
“Estamos avançando no processo seletivo para que a contratação de uma empresa possa ocorrer com a maior celeridade possível, pois a implantação da telemedicina é um desejo nosso enquanto Governo e também uma necessidade da população”, aponta o secretário.
O certame busca uma empresa com qualificação para realizar atendimentos por videochamada em clínica médica e nas especialidades de Cardiologia, Reumatologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Psicoterapia e Neurologia, que foram definidas conforme a demanda da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e também segundo a viabilidade de atendimento por videochamada.
A telemedicina é uma alternativa proposta pela SMS para diminuir a demanda reprimida por atendimentos em especialidades, bem como viabilizar atendimentos clínicos de Atenção Primária nos casos em que o atendimento remoto for possível, como renovações de receitas.