A licitação para a implantação do serviço de telemedicina pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Caxias do Sul, chega à segunda etapa. As propostas foram recebidas pela Central de Licitações (Cenlic), por meio de pregão eletrônico, no dia 12 de dezembro.
Depois da análise da documentação da vencedora do certame, nesta quinta-feira (19), foi definida a data para a prova de conceito (demonstração) por parte da empresa melhor classificada. O procedimento será no dia 10 de janeiro do ano que vem.
A demonstração simulada serve para atestar que a licitada atende às exigências estabelecidas no edital, nas condições técnicas, funcionais e de desempenho. Essa etapa ocorre no dia 10 de janeiro.
O objetivo da licitação é proporcionar consultas por videochamadas. Além da clínica médica, também serão disponibilizados atendimentos nas especialidades de Cardiologia, Reumatologia, Endocrinologia, Psiquiatria, Psicoterapia e Neurologia.
A especialidades foram definidas conforme a demanda da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a viabilidade de atendimento por videochamada.
No pregão, 16 empresas concorreram à prestação do serviço. A melhor classificada foi a NXT Telessaúde Ltda, com sede em Paulista/PE. Caso ela não seja aprovada na prova de conceito, a segunda colocada será chamada para realizar o procedimento.
Conforme o edital, o contrato será de 12 meses, contados da data de publicação do contrato no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), prorrogável por até cinco anos.
Alternativa
A telemedicina é considerada com uma estratégia da Secretaria para diminuir a demanda reprimida por atendimentos em especialidades. Além disso, viabilizar atendimentos clínicos de Atenção Primária nos casos em que o atendimento remoto for possível, como renovações de receitas.
“As equipes técnicas estão trabalhando com todo zelo para que se ofereça um serviço de qualidade e na maior brevidade possível, pois sabemos que a oferta da telemedicina é uma necessidade e que vai dar mais conforto e agilidade aos atendimentos, sem deixar de lado o presencial, quando este for o necessário”, destaca a secretária Daniele Meneguzzi.