Meteoro brilhante rasga os céus de Portugal e Espanha neste sábado

Moradores de Portugal e Espanha foram surpeendidos com a visão de um meteoro brilhante na noite deste sábado (18). tornando-se…

Publicado por
15:20 - 19/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Meteoro brilhante rasga os céus de Portugal e Espanha

Foto: Reprodução/ Twitter (X)

Moradores de Portugal e Espanha foram surpeendidos com a visão de um meteoro brilhante na noite deste sábado (18). tornando-se um fenômeno que capturou a atenção e a imaginação de milhares de pessoas. Nas redes sociais, vídeos e fotos do meteoro rapidamente se tornaram virais, com muitos compartilhando suas experiências do avistamento.

O Observatório de Calar Alto, localizado em Andaluzia, Espanha, foi um dos muitos locais que registraram o evento. O meteoro foi descrito como uma “enorme bola de fogo” pelos observadores, e sua luminosidade era tão intensa que superou o brilho da Lua cheia, tornando-o visível a mais de 800 km de distância.

Meteoro brilhante rasga os céus de Portugal e Espanha

Foto: Reprodução/Observatório de Calar Alto

O meteoro, que é um fragmento de rocha que se incendeia ao entrar na atmosfera da Terra, foi observado como um clarão azul atravessando rapidamente o céu noturno. Especialistas do Instituto de Astrofísica de Andaluzia confirmaram que o objeto era uma rocha que se desprendeu de um cometa. A velocidade de entrada na atmosfera foi estimada em impressionantes 161 mil quilômetros por hora, começando a brilhar a uma altitude de 122 km e terminando sua trajetória luminosa a 54 km de altitude.

Meteoro brilhante rasga os céus de Portugal e Espanha

Foto: Reprodução/ Twitter (X) @javromeromoreno

Além do fascínio científico, o meteoro teve um impacto cultural significativo. Para muitos, foi um momento de reflexão sobre a vastidão do universo e a nossa posição nele. O evento também inspirou artistas locais, que criaram obras de arte e músicas em homenagem ao espetáculo celeste.

O meteoro de 18 de maio foi um lembrete da beleza e do mistério que o universo detém. Enquanto os cientistas continuam a estudar esses fenômenos para entender melhor a nossa origem cósmica, o público em geral pode apenas maravilhar-se com a exibição deslumbrante que a natureza nos proporciona. Este evento será, sem dúvida, lembrado como um dos mais notáveis espetáculos celestiais da história recente de Portugal e Espanha.

Clique aqui para mais artigos 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp