Tecnologia

Malware no iPhone rouba reconhecimento facial de usuários para acesar dados bancários

Malware no iPhone rouba reconhecimento facial


Mesmo sendo muito mais seguro do que aparelhos com Android, um malware no iPhone está roubando o reconhecimento facial dos usuários, que depois são usados para acessar as contas bancárias dos usuários. É o que garante o relatório dos investigadores do Group-IB.

O Group-IB reconhece que é “uma ocorrência excepcionalmente rara”, ao alertar que “um novo e sofisticado trojan móvel, voltado especificamente para usuários de iOS foi encontrado coletando dados de reconhecimento facial, documentos de identidade e interceptação de SMS”.

O malware no iPhone pode ser uma variante do já encontrado em disposivos Android. Se assim for, os usuários da Apple parecem não estar em pânico, já que “o que acontece no iPhone permanece no iPhone”. Ele não compromete os dados FaceID do iPhone, mas foi projetado para roubar capturas faciais do dispositivo, que são então alimentadas em um “serviço de troca de rosto baseado em IA para criar deepfakes”. Estes dados são combinados com mensagens SMS, que são interceptadas parmitindo que “os cibercriminosos obtenham acesso não autorizado à conta bancária da vítima”.

Malware no iPhone rouba reconhecimento facial
Foto: Freepik

Os investigadores do Grupo-IB descreve o novo malware no iPhone como “uma nova… nunca antes vista… técnica de roubo monetário”. A princípio, até agora os casos foram registrados apenas Ásia-Pacífico. O foco do malware é a garantia de identidade facial, seja por meio de um aplicativo ou como parte de uma garantia de identidade bancária on-line aparentemente sofisticada. Isto ilustra um risco claro, pois utilizamos dados faciais para confirmar cada vez mais transações.

Clique aqui para mais notícias