A partir de 1 de dezembro, o Google vai começar uma grande “limpeza” de contas pessoais do Gmail e Google Fotos consideradas inativas pela empresa. O processo vai excluir tudo relacionado a estas contas, incluindo mensagens do Gmail, arquivos do Google Docs e imagens do Google Fotos.
O primeiro aviso foi disparado no mês de julho, quando a empresa anunciou exclusão das contas inativas. Os emails considerados inativos, assim como quaisquer outros emails de recuperação destas contas, passaram a receber vários “e-mails de lembrete”. O primeiro lote de exclusão vai atacar as contas criadas que nunca tiveram movimentação posterior.
O Google considera uma conta inativa quando não há login por pelo menos dois anos. Se antes deste tempo um e-mail foi enviado, um arquivo foi armazenado no Google Drive, um app foi baixado na Play Store ou uma foto foi armazenada do Google Fotos, naturalmente a conta está segura, assim como os conteúdos armazenados nela.
Ruth Kricheli, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, explicou os motivos que justificam esse movimento da empresa: “Se uma conta não foi usada por um longo período de tempo, é provável que esteja comprometida”. A justificativa é que estas contas inativas nãoo passaram por verificações de segurança regulares e provavelmente não ativaram a autenticação de duas etapas. “Nossa análise interna mostra que contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que contas ativas de ter a autenticação em duas etapas configurada”, disse Kricheli.
Clique aqui para as últimas notícias