Entenda como a TV 3.0 vai revolucionar a televisão brasileira

Na última quarta-feira, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou oficialmente o novo padrão da TV brasileira: a TV 3.0. Essa tecnologia…

Publicado por
16:07 - 05/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Entenda como a TV 3.0 vai revolucionar a televisão brasileira

Foto: Freepik

Na última quarta-feira, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou oficialmente o novo padrão da TV brasileira: a TV 3.0. Essa tecnologia promete transformar a forma como interagimos com a televisão, integrando-a completamente com a internet e oferecendo uma experiência mais rica e personalizada para os telespectadores.

“Nós compreendemos bem que não há inclusão social no tempo de hoje sem inclusão digital. Desde o início da gestão, Lula determinou que todos os programas do ministério fossem voltados para fazer com que a inclusão chegue a esses locais que não têm internet”, disse o ministro.

Ele fala sobre a inclusão digital e na conectividade presentes no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento): “Nós vamos ter investimentos de cerca de R$ 28 bilhões até o final do governo, previstos nesse eixo e isso está dentro de programas que está levando infraestrutura de telecomunicações ao país inteiro.”

Entenda como a TV 3.0 vai revolucionar a televisão brasileira

Foto: Freepik

TV 3.0 representa uma evolução significativa em relação aos padrões anteriores. Aqui estão os principais pontos sobre essa nova tecnologia:

  1. Integração Completa com a Internet: A TV 3.0 permitirá que os canais de TV se conectem diretamente à internet. Isso significa que a navegação será feita por meio de aplicativos, abandonando o sistema tradicional baseado em números. Os telespectadores poderão acessar conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos e programas exclusivos.
  2. Qualidade de Imagem e Som Aprimorada: A qualidade da imagem será notavelmente melhor. O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, será transmitido pelo ar em até 4K ou até 8K quando assistido pela internet. Isso significa que a imagem terá pelo menos quatro vezes mais pixels, proporcionando cores mais vibrantes e nitidez aprimorada. Além disso, tecnologias como HDR (High Dynamic Range) melhorarão ainda mais o contraste.
  3. Som Imersivo: A TV 3.0 oferecerá uma experiência de áudio imersiva, permitindo que os telespectadores se sintam como se estivessem no ambiente que estão assistindo.
Entenda como a TV 3.0 vai revolucionar a televisão brasileira

Foto: Freepik

O ministro exalta que a mudança vai gerar uma experiência muito melhor ao assistir TV. “A imagem, por exemplo, é uma das características em que a qualidade irá saltar, já que vai passar de Full HD para 4k ou até 8k. Isso significa que a imagem terá, no mínimo, quatro vezes mais pixels, trazendo mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez. O contraste também vai ser aprimorado, por meio de tecnologias de HDR (High Dynamic Range).”

“Com som imersivo, a tecnologia vai permitir que o telespectador tenha a sensação de estar no ambiente que está sendo assistido. Imagine que você está assistindo a um show. Já pensou na possibilidade de escolher entre ouvir apenas o microfone do cantor com a banda ou destacar o som da plateia (para sentir como se estivesse lá) ou os dois? Quem já gostava de ter o controle da TV, em breve terá, também, mais poder sobre o conteúdo. Falando nisso, os temas e propagandas também poderão ser personalizados”, acrescentou o Juscelino Filho

O ministro Juscelino Filho enfatizou que essa tecnologia democratizará a comunicação, incluindo novos atores e oferecendo uma programação mais segmentada e interativa. A TV 3.0 é o futuro da televisão no Brasil, e sua implementação está prevista para o próximo ano.

Em resumo, a TV 3.0 é uma promessa de entretenimento mais envolvente, qualidade superior e uma experiência personalizada para todos os brasileiros. Preparem-se para uma nova era na televisão!

Para mais artigos, clique aqui

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp