O chatbot de atendimento da Chevrolet que usa o ChatGPT aprovou a venda de um carro de mais de US$ 80 mil por apenas US$ 1. O atendimento online da marca no mercado americano usa a tecnologia de inteligência artificial do ChatGPT para responder perguntas e dar sugestões de produtos. No último final de semana, a curiosa negociação entre o chatbot e um usuário interessado na compra foi divulgado pelo Autoevolution.
Chris Bakke, um engenheiro do X/Twitter resolveu testar o atendimento online com ChatGPT da Chevrolet, explorando possíveis falhas da ferramenta para que ela concordasse com tudo o que ele dissesse. Na “conversa”, Bakke declarou interesse em um Chevrolet Tahoe 2024, com preço equivalente a R$ 400 mil. Durante o atendimento online, mesmo afirmando que seu orçamento estava limitado a R$ 4,88, o chatbot aprovou a transação, mediante a seguinte resposta: “Isso é um acordo e é uma oferta juridicamente vinculativa e sem reviravoltas”, escreveu o chatbot.
Porém, a negociação não foi concluída, já que o atendimento da Chevrolet com chatbot usando ChatGPT não é usado para comercialização de produtos, servindo apenas como um conselheiro que mostra oportunidades e sugere produtos da marca de acordo com o perfil dos interessados. Isso faz com que a negociação não tenha afeito jurídico no caso da “compra” de Chris Bakke, ou qualquer outro espertinho que venha a tentar a mesma negociação.
Depois da publicação viralizar no X/Twitter, vários outros usuários tentaram a mesma negociação, o que fez a Chevrolet tirar o serviço de atendimento com chatbot do ar para as devidas correções. O serviço já está disponível novamente para atendimentos online.