Empreendedorismo

Sulbras Moldes e Plásticos inaugura Centro de Tecnologia em Caxias do Sul

Investimento inicial foi de R$ 25 milhões em área com mais de 5 mil m²

Sulbras Moldes e Plásticos inaugura Centro de Tecnologia em Caxias do Sul

Com seis unidades produtivas distribuídas estrategicamente pelo país e há 37 anos no mercado desenvolvendo e produzindo moldes, peças técnicas moldadas por injeção e subconjuntos montados, a Sulbras Moldes e Plásticos reforça sua estratégia de qualificação e expansão com a inauguração do Centro de Tecnologia de Moldes. A unidade, localizada na Rua Irmão Gildo Schiavo, nº 264, no bairro São Cristóvão, em Caxias do Sul/RS, foi apresentada durante evento que reuniu equipe, instituições, autoridades e imprensa.

A unidade é uma aposta dentro de uma certeza. Com nome consolidado dentro do mercado, a Sulbras avança na ferramentaria para usufruir e crescer em um nicho de mercado. De acordo com o diretor-geral da empresa, Leocádio Antônio Nonemacher (foto), este é um momento inspirador da Sulbras.

“Inspirador. Inauguramos uma fábrica que concretiza um sonho de muitos anos. A nova ferramentaria vem sendo pensada há muito tempo. Tivemos que adiar os planos por conta da pandemia, que nos trouxe a preocupação sobre se seria o correto. Realizamos, agora, o investimento na coragem, mas também do risco mitigado e pensado. O que estamos fazendo, poderia chamar de uma spin off, um novo negócio dentro do próprio negócio. Nós atuamos na fabricação de peças plásticas e a ferramentaria é um meio a se chegar ao produto plástico. Desde 2014 estamos produzindo moldes para terceiros também. Em algum momento, pensamos a estratégia que essa competência poderia ser melhor desenvolvida dentro da empresa. Hoje, fizemos moldes que não necessariamente atendem nossa linha, mas sim o mercado em geral. Explorar o mercado e crescer com isso”, afirma.

Liciane Dannenhauer, gerente de marketing e planejamento da Sulbras, salienta o potencial econômico de Caxias do Sul, o que faz a empresa acreditar na expansão. Ainda, reforça o trabalho desenvolvido com a Affin, marca do grupo de atendimento e venda direta ao consumidor pela internet. “É um momento único na nossa história. Temos uma experiência de mais de mil moldes produzidos na Sulbras e apostamos nisso porque acreditamos que Caxias tem potencial e profissionais de qualidade para atuar, com foco em atender o Brasil inteiro e até fora do país. Hoje atendemos o consumidor final com a Affin, o e-commerce. A Sulbras nasceu para atender outras empresas, masa temo como foco ampliar o lado do consumidor final pelo Brasil ser imenso e diversas culturas”, diz.

Leocádio Nonemacher também reforça a construção e adaptação da Affin como modelo de negócio. “A Affin nasceu no comércio eletrônico. Sem representantes ou distribuidores. Exclusivamente eletrônico. Já deixou de ser um bebê. É um aprendizado. É uma expectativa nossa de que ela cresça com muita força nos próximos anos”, reforça.

Acelerar inovações tecnológicas aplicadas em seus produtos e processos, investir em pesquisas, desenvolver peças técnicas em polímero por meio da construção de moldes para o processo de injeção e, com isso, garantir todos os requisitos de qualificação dos produtos, são os desafios que marcam a estreia do Centro de Tecnologia de Moldes Sulbras. Para isso, a nova unidade conta com uma equipe de 55 profissionais das áreas de engenharia e administração executiva, técnicos mecânicos experientes e profissionais de apoio. O Centro de Tecnologia de Moldes também está capacitado a prestar assessoria técnica e atuar em todo o desenvolvimento do produto plástico injetado, desde a engenharia de projeto, especificações técnicas, materiais que podem ser utilizados, até a fabricação de protótipos incluindo impressão 3D.

“O diferencial do CTM Sulbras está na produção de moldes, de dispositivos de processo e do controle da qualidade, que vão ser usados nas linhas de manufatura de seus clientes. São moldes de peças plásticas injetadas que requerem precisão dimensional e atendimento funcional, fabricadas com polímeros de engenharia, tais como POM, PBT, PC, PA, ABS, compostos de PP, entre outros. A planta fabril do CTM foi planejada e construída com princípios da Manufatura Lean e da Indústria 4.0, buscando otimizar o fluxo de valor, sem desperdício e retrabalho, utilizando máquinas e equipamentos modernos, conectados em rede e com tecnologia de última geração, o que garante precisão e confiabilidade em todas as fases do processo produtivo”, destaca o Gerente de Desenvolvimento e Ferramentaria da Sulbras, Rafael Dannenhauer.

A Sulbras é uma empresa 100% brasileira fundada em 1984, na cidade de Caxias do Sul. Atualmente, conta com seis unidades produtivas no Brasil (RS, SC, PE, SP), com uma área total construída de mais de 30 mil metros quadrados. Especializada na construção de moldes e dispositivos de processo para injeção de peças técnicas, é também referência em moldagem de produtos plásticos, com mais de 100 milhões de peças produzidas por ano para os mais variados nichos de mercado, como: automotivo, tecnologia e comunicações, eletroeletrônica e eletrodomésticos, ar-condicionado, equipamentos industriais, agronegócio, entre outros. Empresas como General Motors, Jeep, Fiat, Robert Bosch, Marcopolo, Brose, HP, Epson, Eberle-Mundial, Stihl, figuram entre os principais clientes da Sulbras Moldes e Plásticos.