A produção de veículos no Brasil subiu 8,7% em agosto ante o mês anterior, para 238 mil unidades, informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, nesta sexta-feira (09). Na comparação com agosto do ano passado, a produção saltou 43,9%, enquanto o desempenho acumulado no ano ficou positivo em 4,7% ante os primeiros oito meses de 2021.
As vendas cresceram 14,6% na comparação mensal e avançaram 20,7% ante agosto do ano passado, para 208,6 mil unidades. No ano, os licenciamentos apuram queda de 8% na comparação com o mesmo período de 2021, a 1,3 milhão de veículos, segundo dados da Anfavea.
Em julho
Antes de agosto, julho teve o nível mais alto de produção desde novembro de 2020. Foram 218.950 autoveículos produzidos, alta de 7,5% sobre junho e de 33,4% sobre julho de 2021, quando a crise global dos semicondutores surpreendia a indústria em geral. No acumulado do ano, as 1,3 milhão de unidades produzidas já estão no mesmo patamar dos sete primeiros meses do ano passado, de acordo com levantamento estatístico da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).
“Havia, e ainda há, muitos veículos incompletos nos pátios das montadoras, apenas à espera de determinados itens eletrônicos. Esses modelos só entram na estatística de produção quando são totalmente finalizados, o que vem ocorrendo com maior frequência, e isso explica essa melhora no fluxo de produção nos últimos três meses. Ainda temos restrições de insumos e logística, como mostram essas paradas de fábrica, mas estamos recebendo mais semicondutores do que no ano passado e do que no primeiro trimestre deste ano”, explicou o Presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.