O presidente Jair Bolsonaro chegou à Expointer às 11h deste sábado, acompanhado pelo deputado federal Bibo Nunes e por demais integrantes de sua comitiva. O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, representando Eduardo Leite, acompanha o chefe do Executivo nacional no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Durante o passeio pela Expointer, Bolsonaro foi ovacionado pelos simpatizantes. Houve muitos gritos de apoio. O presidente está com um lenço com as cores do RS em torno do pescoço. O presidente tirou fotos e interage com muitos simpatizantes. Na frente do Banco do Brasil, o chefe de Estado ouviu gritos de “mito”. Ele também já esteve no pavilhão da Agricultura Familiar, onde degustou alguns produtos.
Agenda
Bolsonaro esteve na Expointer pela última vez em 2018, quando era candidato à Presidência da República pelo PSL e foi recebido sob aplausos por lideranças do agronegócio. Como presidente, esta é sua primeira participação na feira, já que, em 2019, acabou não comparecendo e, no ano passado, o evento não contou com público por conta da pandemia de Covid-19.
A previsão é de que o presidente almoce na Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) com os diretores da entidade e convidados. Por proposição do deputado estadual Vilmar Lourenço (PSL), Bolsonaro receberá, durante o evento, a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa. A honraria máxima do Legislativo gaúcho também já foi entregue a seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em 2019.
A agenda presidencial ainda não foi divulgada por completo, mas estão previstas passagens pelo Pavilhão Internacional e pelo Pavilhão da Agricultura Familiar. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, acompanhará o presidente.