Com a clareza de quem sabe onde quer chegar e com a certeza de que a concorrência é grande, a presidente do Bento Convention Bureau, Gabrielle Signor Rodrigues recebeu e agradeceu na noite de segunda-feira a outorga do Portaria de Louvor da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.
A proposição partiu do presidente da Casa, vereador Rafael Pasqualotto, que antes de se eleger atuou no setor hoteleiro da cidade.
Com 140 empresas e operadores do turismo e afins associados, o Bento Convention celebra este ano 10 anos de existência e tem contribuído de forma decisiva para a atração de eventos ao município, de pequenas convenções ou encontros de vendas até congressos internacionais como o que a Federação de Contadores realizará em 2020.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico Silvio Bertolini Pasin. Três de cada dez novos empreendimentos abertos no município são ligados ao trismo – de pequenos bares a motoristas por aplicativo.
Não é à toa que em seu agradecimento a presidente Gabrielle citou um motorista de aplicativo que, ao saber do Bento Convention agradeceu pelo trabalho e relatou que já naquele dia havia transportado turistas para diferentes eventos que estavam acontecendo na cidade.
O Brasil, estima-se, tem 590 mil eventos anuais e o setor cresce no ritmo de 14% ao ano. 65% das viagens de turismo são do tipo turismo de negócios. Mas Gabrielle alerta: “Bento é destaque mas não está só. “Outros destinos estão entrando no jogo. A concorrência cresce a cada dia e a atração de um evento requer paciência e investimento, mas quando o congresso chega, todos na cidade se beneficiam, pois são gerados serviços, trabalho, riquezas e impostos.
O presidente da Câmara, Rafael Pasqualotto lembrou que o maior diferencial do município para a atração de turistas é a história e a cultura de Bento Gonçalves, “Nós temos hoje rede hoteleira e de serviços invejável, mas tudo isto se criou ao redor de nossa história. Os roteiros turísticos que temos são em torno da nossa cultura. Nada é criado ou copiado, é autêntico”. E conclui dizendo que toda a projeção que o município acabou conquistando nos últimos anos – também em consequência do Bento Convention Bureau, além de gerar renda, faz bem para autoestima dos bento-gonçalvenses”.