EDUCAÇÃO

Pesquisa do Procon constata redução de preços do material escolar em Caxias do Sul

Comparativo foi realizado em quatro estabelecimentos diferentes da cidade; consulta também apontou diferença de até 800% para o mesmo produto

Pesquisa do Procon constata redução de preços do material escolar em Caxias do Sul Pesquisa do Procon constata redução de preços do material escolar em Caxias do Sul Pesquisa do Procon constata redução de preços do material escolar em Caxias do Sul Pesquisa do Procon constata redução de preços do material escolar em Caxias do Sul
Foto: Arquivo/ Grupo RSCOM
Foto: Arquivo/ Grupo RSCOM

Pesquisa realizada pelo Procon de Caxias do Sul nesta semana, constatou que a maioria dos itens de material escolar teve uma redução de preços quando comparado com 2024. O comparativo foi realizado em quatro estabelecimentos diferentes da cidade.

A consulta também apontou uma diferença de até 800% para o mesmo produto. Se verificou ainda, entre um mesmo produto de marcas diferentes uma diferença de 2.998%.

Ilustração / Procon Caxias

O Coordenador do Procon, Jair Zauza, destaca que o consumidor pode utilizar o aplicativo Menor preço Nota Fiscal gaúcha, para analisar, conferir e comparar preços no comércio a partir do seu aparelho celular.

Dicas para a compra de material escolar no retorno às aulas

É necessário verificar se a lista escolar não exige itens abusivos. Segundo a Lei Federal 12.886/2013, é ilegal escolas solicitarem itens de uso coletivo ou para o funcionamento da instituição. Segundo a norma, por exemplo, fica proibido à escola pedir equipamentos de escritório e produtos de higiene ou limpeza.

Também não é permitido cobrar uma marca específica com exceção aos livros didáticos e apostilas, quando for o caso, ou exigir que os pais comprem o material na própria escola ou empresa indicada por ela. O consumidor tem o direito de escolher onde efetuar a compra.

Outro ponto importante a ser observado é que independente do material escolar, todo produto exposto à venda deve ter o preço de forma clara e visível. Essa regra está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A falta de informação sobre o valor do produto pode acarretar multa e advertência para a empresa. O preço deve estar exposto em caracteres legíveis, de forma que o consumidor possa ver e entender.

Se o consumidor verificar alguma prática abusiva ou se sentir lesado após uma compra, pode exigir seus direitos junto aos órgãos competentes. O serviço de registro de reclamações e denúncias do Procon está disponível 24h pela internet. Informações podem ser obtidas pelo telefone 151 e pelo WhatsApp 54 9 9929 8190 (somente mensagens). Já o atendimento presencial ocorre na Avenida Itália, nº 109, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.