Javier Milei: novo presidente da Argentina quer dolarizar a economia e aposentar o peso argentino

Javier Milei venceu o segundo turno da eleição argentina e se tornou o novo presidente do país neste domingo (19)….

Publicado por
12:49 - 20/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Javier Milei quer dolarizar a Argentina - Foto: Divulgação

Javier Milei quer dolarizar a Argentina - Foto: Divulgação

Javier Milei venceu o segundo turno da eleição argentina e se tornou o novo presidente do país neste domingo (19). Era uma vitória impovável até pouco tempo, visto que o economista libertário de 53 anos irrompeu na política argentina há apenas dois anos com um discurso antissistema. Milei obteve 55,7% dos votos, enquanto Sergio Massa obvete 44,2%.

“Hoje voltamos ao caminho que tornou este país grande e abraçamos mais uma vez as ideias de liberdade…Hoje começa a reconstrução da Argentina”, disse Milei em seu discurso de vitória no domingo à noite.

O país vizinho passa um dos piores momentos econômicos de sua história desde a recuperação de sua democracia há 40 anos, o que torna o início do governo de Javier Mafei caótico, já que ele não tinha apoio da maioria da população até pouco tempo atrás. Um dos trunfos do discurso de Milei foi a abordagem contra o que chamou de “casta política”, e que angariou milhares de eleitores frustrados e indecisos.

Javier Milei quer dolarizar a Argentina - Foto: Divulgação

Javier Milei quer dolarizar a Argentina – Foto: Divulgação

Javier Milei tem como uma de suas principais propostas uma mudança radical que prevê a dolarização da economia como forma de abandonar o peso argentino, uma moeda que ele desvaloriza como um instrumento político sem valor. A motivação por trás dessa proposta é combater a inflação alarmante que atingiu 100% no ano passado. Inicialmente, Milei planejava implementar a dolarização em dois anos e meio, mas posteriormente expressou a intenção de realizar o plano no “menor tempo possível”.

No entanto, o desafio reside na escassez de reservas de dólares na Argentina, cuja disponibilidade foi drasticamente reduzida, tornando a concretização da proposta financeiramente complexa. Apesar da determinação de Milei, a viabilidade de sua proposta enfrenta um obstáculo significativo devido à falta de estoque de dólares no país. Embora o político tenha indicado possuir um plano para obter os dólares a preços de mercado, ele não forneceu detalhes sobre como isso seria alcançado.

As reservas do país estão consideravelmente diminuídas, e a necessidade estimada para implementar a dolarização é de aproximadamente US$ 35 bilhões, de acordo com os assessores de Milei. Assim, a proposta enfrenta desafios práticos consideráveis, destacando a complexidade e as incertezas associadas à tentativa de mudar fundamentalmente o sistema monetário argentino.

Clique aqui para fazer o cadastro com bônus na Blaze e comece suas apostas.

Clique  aqui para as mais notícias

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp