Negócios e Mercado

Dia Mundial do Meio Ambiente: saiba como adotar atitudes ecológicas no seu dia a dia

Dia Mundial do Meio Ambiente: saiba como adotar atitudes ecológicas no seu dia a dia

O Dia Mundial do Meio Ambiente, que anualmente é celebrado no dia 5 de junho, estimula a prática de ações ecológicas, sustentáveis e positivas para a natureza. Contudo, as ações que marcam as comemorações do dia devem ser contínuas para que o impacto positivo seja ainda maior.

Toda a comunidade garibaldense precisa estar atenta com as questões ambientais que certamente não têm uma única causa e solução. Com isso, é preciso um processo de educação ambiental bem consciente e com propostas que possam alterar os hábitos e visões da sociedade para que seja eficaz.

Em Garibaldi, a Ecosar Serra Gaúcha é um espaço que oferece diversas soluções ambientais e é especializado em produtos reciclados que são ecologicamente corretos. De acordo com as proprietárias da Ecosar, Jéssica Kerpel Gindri de Oliveira e Cássia Andrada de Paula, é importante que a sociedade se reorganize para continuar crescendo economicamente, mas também que se preocupe em garantir a preservação do meio ambiente. Contudo, isso só será possível se tiver um equilíbrio entre eles, principalmente quando se trata de manter a qualidade de vida, utilização dos recursos naturais e a reutilização de resíduos.

Cássia ainda afirma que pequenas ações, que são simples, podem gerar um grande impacto no ambiente. Em casa, por exemplo, a separação do lixo e reaproveitamento dos materiais são atitudes que devemos ter. Diversas embalagens podem ser reutilizadas, quando encontramos refil para reabastecê-las. Podemos também socializar vidros de conservas e caixas de produtos alimentícios com outras pessoas que precisam utilizar, reaproveitando os resíduos limpos e não gerando mais lixo. Podemos e devemos também utilizar as sacolas retornáveis diariamente para qualquer compra, sendo no mercado, padaria ou lojas de qualquer outro local.

Quando se trata de resíduos orgânicos, Jéssica cita uma solução simples e muito eficaz: a compostagem doméstica, também conhecida como minhocário. A compostagem doméstica é o ato de “reciclar” os resíduos orgânicos dentro do próprio lar, transformando-os em um composto muito rico em nutrientes. Os exemplos mais comuns desses resíduos costumam ser restos de frutas, legumes e verduras, mas além destes, ainda pode-se compostar cascas, grãos e sementes em geral, borra e o filtro do café e até mesmo o saquinho do chá.  O resultado da compostagem é uma espécie de terra rica em nutrientes. A mesma pode ser utilizada para enriquecer vasos de flores, canteiros e todos os tipos de plantas.

Para maiores informações sobre produtos ecológicos e soluções ambientais, entre em contato com a Ecosar pelo Whatsapp (54) 9.9604-4449 ou acesse a página no Facebook clicando aqui. 

Foto: Pixabay