A Sala do Empreendedor tem desenvolvido um trabalho diferenciado junto ao jovem empresário, que tem buscado o espaço para tirar dúvidas e abrir sua empresa. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no primeiro semestre deste ano foram abertas 796 novas empresas na cidade, representando um aumento de 42,65%, quando comparado ao primeiro semestre de 2020, que teve 558 empresas criadas. Esse saldo positivo de mais de 230 empresas é celebrado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani.
Um dos pontos destacados por Milena é justamente o fato de microempreendedores expandirem seus negócios em menos de um ano, transformando MEIs em empresas maiores.“As pessoas abrem o MEI e normalmente em menos de um ano se transformam em microempresas. A questão é que o micro empreendedor tem que ter um faturamento máximo de R$ 81 mil ao ano, portanto esses empreendedores crescem e passam desse faturamento anual, se transformando em outras empresas com faturamento maior, e naturalmente expandindo seus negócios”.
Bairros com maior número de novas empresas
Baseado na quantidade de novas empresas é apresentado também à quantidade de novos empreendimentos abertos nos últimos doze meses, de acordo com o bairro no qual a empresa está localizada.
Centro: representa 23,50% das empresas criadas
São Roque: 13,17%
Cidade Alta: 12,29%
Progresso: 8,51%
Borgo: 7,71%
Santa Helena: 7,47%
Humaitá: 7,15%
São Francisco: 6,83%
Botafogo: 6,67%
Universitário: 6,67%