Caxias do Sul

Pesquisa da CDL revela que vendas para o Dia dos Pais aumentaram 2,6% em Caxias do Sul

Lojistas avaliam que a oscilação climática e venda de itens de menor preço contribuíram para o leve crescimento em relação ao ano passado

Foto: Alencar Turella/Divulgação
Foto: Alencar Turella/Divulgação

A estatística da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) sobre as vendas para o Dia dos Pais foi realizada entre os dias 14 e 16 de agosto. A pesquisa aponta que 37,5% dos associados avaliaram que as vendas foram inferiores se comparadas a 2023. Enquanto 34,4% disseram que a comercialização foi melhor. Já 28,1% dos entrevistados concluíram que faturaram o mesmo do ano passado.

Os lojistas trabalharam com uma expectativa prévia de faturar 7,2% a mais que em 2023. Entretanto, o resultado final ficou em apenas 2,6%. Este ano, o ticket médio foi de R$ 284,71.

A pesquisa por amostragem da CDL Caxias identificou ainda que as vendas no digital representaram 10,3% dos total negócios realizados para a data festiva. Quase 36% dos lojistas afirmaram que não comercializaram pelas plataformas on-line. Contudo, 30,8% utilizaram o WhatsApp. Outros 17,9% venderam pelo Instagram, 10,3% pelo site próprio, e 5,1% por meio do Facebook.

Fatores de resultado

Os lojistas apontam vários fatores para explicar o resultado. Um percentual de 28,1% acredita que o comércio ainda sente os efeitos das chuvas de maio. Outros 25% alegam a redução do poder aquisitivo da população.

Para 18,8% a compra de itens de menor valor interferiu no índice. Já para 15,6% dos comerciantes, o Dia dos Pais não é uma data de grande destaque.

Os estabelecimentos que registraram aumento ou equiparação no faturamento em relação ao ano passado acreditam que entre as razões estiveram o clima mais frio em alguns momentos (31,8%). Outros motivos apontados foram a maior divulgação da loja e dos produtos em redes sociais (27,3%) e a data mais próxima do pagamento do salário (13,6%).

Entre os comerciantes que participaram da pesquisa da CDL Caxias, 69,7% afirmaram que decoraram o estabelecimento igual aos outros anos. Outros 18,2% disseram que não enfeitaram;  12,1% decoraram mais do que os anos anteriores.

Do total, 56,6% declararam que investiram em anúncios de Dia dos Pais em redes sociais. Os que preferiram investir na propaganda de rádio somaram 14,8%. A divulgação por panfletos foi apontada por 13%, cartazes por 9,3% e TV por 3,7%.

Outros indicadores 

Um total de 24,4% dos entrevistados informou que a maior procura pelos presentes aconteceu com uma semana de antecedência; 21,9% registrou movimento mais intenso nos 15 dias anteriores à data.

Ainda segundo o levantamento, na sexta-feira (02) e no sábado (03), 19,5% dos empresários indicaram aumento na demanda. Outros dias de aumento nas vendas foram a véspera (10) e o próprio domingo de Dia dos Pais (14,6%).

O dinheiro foi o meio mais utilizado para pagamento, segundo 30,7% dos comerciantes. Depois vieram  Pix (23,1%), cartão de crédito (21,2%) e cartão de débito (17,3%).