Bento Gonçalves

No CIC-BG, Jaime Andreazza e Juarez Valduga compartilham cases de sucesso e inspiração

Trabalho, criatividade e humildade durante a trajetória, além de valorização às pessoas dentro da empresa são algumas das lições deixadas

Jaime Andreazza é s[ocio diretor da rede supermercadista que mais se expande na região
Jaime Andreazza é s[ocio diretor da rede supermercadista que mais se expande na região

Inspiração e inovação são conceitos-chave em tempos de constantes mudanças no mundo dos negócios. Para compartilhar práticas de gestão inovadoras, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves promoveu a segunda edição do painel ‘Cases Inspiradores’. O encontro ocorreu no Salão de Eventos do Centro Empresarial do município na quinta-feira, dia 11.

Os painelistas desse encontro foram duas referências em empreendedorismo na Serra Gaúcha: o sócio diretor do Grupo Andreazza, Jaime Andreazza, e o presidente do grupo Famiglia Valduga, Juarez Valduga. Com trajetórias exitosas, os empresários compartilharam as histórias que estão por trás de suas caminhadas de sucesso a frente de dois negócios que têm, em sua essência, tradições familiares.

Andreazza destacou a humanização das empresas. A valorização das pessoas é o cerne do grupo conduzido por ele – terceiro maior empregador de Caxias do Sul, cidade com mais de meio milhão de habitantes. “Somos uma empresa 100% familiar, por isso temos o entendimento de tratar todos como parte da família Andreazza, seja clientes, funcionários ou fornecedores. As pessoas recebem a oportunidade de crescer dentro da empresa, pois entendemos que elas são diamantes que precisamos lapidar”, destacou.

Uma das formas mais eficientes de incluir e valorizá-las, segundo o empresário, é por meio da capacitação. “Temos que estar sempre atentos às novas mudanças de consumo e de demandas da sociedade. Dessa forma, nosso maior desafio é qualificação das pessoas, especialmente de grupos de PCDs, melhor idade e menor aprendiz. É sobre entender que não é somente para cumprir cota, mas sim uma forma de inclusão e participação de forma salutar”, ponderou.

Com uma trajetória que iniciou de forma humilde no interior de Caxias, Andreazza lembrou que começou, junto à família, com um pequeno armazém. Hoje, administra uma rede presente em oito municípios com mais de 30 unidades (entre Supermercados Andreazza, Super Vantajão e Vantajão Atacado). “Tudo que a vida e a sociedade nos proporcionam precisamos devolver na mesma intensidade. Nosso propósito é humanizar a nossa marca, para que mais histórias como essa se tornem realidade. É sobre acreditar em nós mesmos e saber para onde queremos ir”, enfatizou.

 

“Da Leopoldina para o mundo”

Foi assim que Juarez Valduga introduziu sua história no painel realizado pelo CIC-BG: com muita humildade, o presidente do grupo Famiglia Valduga deixou importantes insights inspiradores aos participantes da palestra-almoço. À frente da empresa desde 1978, o gestor é um dos mentores da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), entidade que presidiu por duas vezes, no ano de sua fundação, em 1995, e nos anos de 2013 e 2014.

Valduga afirmou que são as pessoas que trabalham no Grupo e que acreditaram em seu sonho que fazem, e fizeram, tudo acontecer. Os 47 anos no comando da Valduga o fazem colecionar histórias inspiradoras, que hoje o emocionam. Uma das mais emblemáticas relatadas pelo empresário reporta ao início de sua trajetória. “Venho de uma família de seis irmãos. Estava no exército e minha mãe me chamou para voltar para ajudar, pois na época havíamos perdido praticamente 99% do que tínhamos. Recebi um chapéu de minha mãe para ir à cidade (Bento Gonçalves) e buscar o mínimo de suprimentos para sobreviver. Me senti humilhado, mas na volta para a casa ergui a cabeça e me despertei para a vida: era hora de arregaçar as mangas e trabalhar para seguir em frente. Hoje, valorizo cada grão de arroz colocado em meu prato”, contou emocionado.

Com começo tímido entre as décadas de 1970 e 1990, a Valduga iniciou a produção com pouco mais de três mil litros de vinho. O local que sedia sua sede também foi palco do primeiro jantar típico realizado, que hoje é um dos carros-chefes do complexo enoturístico localizado na Linha Leopoldina. Foi um jantar à luz de velas. “Peguei os castiçais emprestados da igreja e promovi a primeira janta temática. Aproveitei e comecei a vender algumas garrafas de vinho. Foi assim que tudo começou”, detalhou. Esse mesmo vinho vendido lá no início da trajetória recebeu um dos mais importantes prêmios na França. “Fiquei sabendo apenas 15 anos depois que ganhamos essa distinção”, descontraiu.

Tudo isso alicerça o Grupo Valduga como um consolidado conglomerado que inclui as marcas Casa Valduga, Casa Madeira, Ponto Nero, Domno, Cervejaria Leopoldina e Vinotage. “Nunca pensei que encontraria tantas barreiras na vida, mas essas lições nos deixam aprendizados que nos tornam ainda mais fortes”, concluiu.

Juarez Valduga, observado por Marijane Paese, falou da trajetória vencedora da vinícola que dirige

 

 

Mediadora do painel, a presidente do CIC-BG, Marijane Paese, os agradeceu pela presença na entidade e parabenizou pela atuação referencial em seus segmentos. “Compartilhar com o empresariado cases de negócios de sucesso é uma das formas de seguirmos nosso propósito de incentivar o empreendedorismo nos setores da indústria, comércio e serviços. Tivemos a oportunidade privilegiada de conhecermos duas histórias inspiradoras, que certamente nos enriqueceram com lições e ensinamentos para aplicarmos em nossos negócios e em nossa vida profissional e pessoal”, exaltou.

 

 

Fonte Exata Comuniçaão

Fotos: Bárbara Salvatti