Foi sancionada e promulgada pelo presidente Lula a lei nº 14.954, de autoria do deputado federal Bibo Nunes, que reconhece Farroupilha como a Capital Nacional da Moda de Inverno. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (02).
O reconhecimento foi celebrado pelo prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin:
“Essa é uma conquista de toda a comunidade, que ilustra o potencial da indústria e do comércio locais. A moda de inverno fomenta o desenvolvimento econômico, a inovação e o turismo. Esse título irá ajudar a atrair ainda mais visitantes para a cidade, aquecendo a nossa economia e levando o nome de Farroupilha para todo o país”, avalia
Farroupilha possui cerca de 70 mil habitantes e é um dos principais polos da indústria têxtil no Brasil. O município conta com 400 pontos de venda e uma produção mensal de aproximadamente 450 mil peças. Aproximadamente 79% do setor é composto por fabricantes de malhas e confecções e a indústria gera mais de 3 mil empregos diretos.
Ao todo, são 71 marcas locais. Dessas, 59% estão há mais de 10 anos no mercado. Muitas delas são empresas que tiveram origem como negócios familiares e hoje representam operações de médio e grande porte, com vendas para outros Estados e, até mesmo, para outros países.