CINEMA

Sala de Cinema Ulysses Geremia anuncia programação especial pelos 24 anos do Ordovás, em Caxias do Sul

Sessões incluem filmes inéditos e uma edição gratuita do Cineclube Manifesto, com ingressos por ordem de chegada

Foto: Mateus Argenta / Divulgação
Foto: Mateus Argenta / Divulgação

A Sala de Cinema Ulysses Geremia preparou uma programação especial para celebrar os 24 anos do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. Até o dia 12 de outubro, o público poderá assistir a documentários, sessões especiais e filmes inéditos, como “Retratos de um Certo Oriente”, “3 Obás de Xangô”, “Niki de Saint Phalle” e “O Homem mais Feliz do Mundo”.

No sábado (11), o Cineclube Manifesto terá uma edição especial com exibição gratuita de “A Hora do Pesadelo”, às 21h15, seguida de um debate. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, de acordo com a lotação do espaço.

A Sala de Cinema Ulysses Geremia está localizada no Centro de Cultura Ordovás, na Rua Luiz Antunes, nº 312, bairro Panazzolo. O valor do ingresso é R$ 20,00, com meia-entrada de R$ 10,00 para idosos, estudantes e servidores públicos municipais.

Confira a programação:

Filme : O Homem Mais Feliz do Mundo

Sinopse: A trama acompanha Asja (Jelena Kordić Kuret), uma mulher de 40 e poucos anos que participa de um encontro de speed dating em Sarajevo. Lá, conhece Zoran (Adnan Omerović), um banqueiro da mesma idade. Mas o que começa como uma situação banal se transforma em um confronto inesperado: Zoran não está ali para procurar amor, e sim perdão, pois acredita ter sido o responsável por atirar em Asja durante a guerra da Bósnia. Conforme a revelação vem à tona, a tensão entre os dois se intensifica e afeta todos ao redor, levando a um doloroso exercício de memória e reconciliação.

Serviço:

De 9 a 12/10, às 19h30

Filme: Niki de Saint-Phalle

Sinopse: Niki de Saint-Phalle tem vinte e três anos, é modelo, aspirante a atriz, casada com Harry e mãe de Laura, uma menina de dois anos. Juntos, eles fugiram para a França deixando para trás uma América afundada na espiral paranóica do Macarthismo. Inicialmente Paris mergulha em entusiasmo, mas não por muito tempo. Memórias distantes e assustadoras começam a emergir em Niki. Sua vocação será sua salvação.

Serviço:

De 9 a 12/10, às 17h30

Filme: 3 Obas de Xângo

Sinopse: Os 3 Obás de Xangô, do diretor Sergio Machado, é um documentário que aborda a icônica amizade incrível entre Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé. Essa obra tem a pretensão de levar para dentro desse universo mágico e mostrar como a união desses três gênios ajudou a construir a identidade da Bahia como é conhecida hoje em dia. Através dos livros, das músicas e das artes desses artistas, a gente aprendeu a amar a nossa terra de um jeito único. 3 Obás de Xangô pretende apresentar como a obra desses três baianos influenciou gerações de artistas e consolidou um “jeito de ser baiano” que muitos carregam com muito orgulho.

Serviço:

De 9 a 12/10, às 16h15

Filme: Retratos de um Certo Oriente

Sinopse: Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.

Serviço:

De 9 a 12/10, às 14h30

Filme: Bicho Monstro

Sinopse: Em um vilarejo rural de colonização alemã, a pequena Ana assiste a uma peça sobre a história do Thiltapes, um perigoso animal que vive na mata cuja forma real ninguém conhece. Duzentos anos antes, um botanista que escreve sobre a região ouve falar sobre esse mesmo animal. As histórias se intercalam, ambos em uma obcecada busca pelo Thiltapes imaginário, ao mesmo tempo em que encaram seus próprios demônios: o debilitado Botanista ávido por uma descoberta que justifique sua viagem e Ana intrigada com seu pai, suspeito de ter cometido um crime brutal contra a vaca de um vizinho.

Serviço:

Sessão Única Dia 08/10, às 17h

Filme: A Hora do Pesadelo

Sinopse: A Hora do Pesadelo acompanha um grupo de adolescentes passa a ter pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Serviço:

Sessão Única Dia 11/10, às 21h15

Filme: Muito Além do Lucro

Sinopse: Um filme sobre as novas formas de economia rumo a um mundo mais sustentável, regenerativo, justo e feliz. Ouvindo líderes e pensadores que já estão pondo em pratica ações que podem transformar a economia, o roteiro traça um arco narrativo que vai desde o Capitalismo Ortodoxo, que considerava que a principal missão do Capitalismo era a geração de emprego e maximização do lucro, sem levar em consideração as Externalidades, até o aparecimento de Movimentos e das Novas Economias, que estão apontando para um sistema mais sustentável.

Serviço:

Sessão Única Dia 8/10, às 19h30