Empreendedorismo

Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos elege presidente e reempossa Conselheira técnica

Marciano Battistello é o presidente e Vanja Hertcert retoma seu posto por decisão judicial após ter sido afastado pela Prefeitura

Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos elege presidente e reempossa Conselheira técnica

Foi tensa porém esclarecedora a reunião ordinária do Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos realizada na manhã desta quinta-feira. O encontro, ocorreu numa sala da Fundação Casa das Artes teve o propósito de reempossar a conselheira e responsável técnica do Conselho, arquiteta Vanja Hertcert, que havia sido substituída por orientação da Prefeitura. A volta da conselheira se deu por ordem judicial.

Ainda no início da reunião foi eleito como novo presidente o representante da Associação dos Moradores, Marciano Battistello. Até o início do ano Battistello era subprefeito do Vale e acabou se desvinculando da Prefeitura por desentendimentos em relação a decisões que o Conselho adotou manifestando-se contra a edificação de empreendimentos de grande porte no Vale. Battistello está alinhado com o Conselho e não com o a Prefeitura nesta questão.

Além de 15 conselheiros, a reunião contou com a presença da imprensa e dos vereadores. Jocelito Tonietto e Anderson Zanella. Coube a este último fazer contestações mais veementes e também ouvir desagravo de conselheiros que se dizem ofendidos com manifestações do vereador em tribuna.

Zanella tem defendido a mudança de caráter dos conselhos distritais de deliberativo para consultivo. Ele cobrou em seus posicionamentos na tribuna da Câmara, de forma muito enfática o veto do Conselho a dois empreendimentos hoteleiros/resorts no Vale. Para a professora e conselheira Carina Zucchi, as manifestações de Zanella foram humilhantes e agressivas. Ela lembrou que os Conselheiros não são remunerados e que representam entidades locais para defender os interesses do Vale”. Neste quesito foi referendada pelos demais conselheiros para os quais, o trabalho do Conselho deveria ser reconhecido pelo Prefeito e pelo Governo, pois ajuda na tomada de decisões desgastantes.

A presença de Zanella na reunião tinha um propósito claro: contrapor a pauta número quatro da reunião que versava sobre a proposta de alteração do Plano Diretor que no o artigo segundo, pretende retirar o caráter deliberativo dos Conselhos distritais para projetos categorizados como “Modelo Espacial Básico”.

No entender da Conselheira Vanja, esta seria uma “jaboticaba” inserida no projeto de lei, ao propor que os Conselhos emitam pareceres e não laudos terminativos. Zanella contestou: “até hoje sempre foram emitidos pareceres. Não muda nada”. A Arquiteta acabou concordando que até então não havia assinado qualquer laudo com RT.

Deste embate acabou surgindo uma deliberação aprovada por unanimidade: O Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos é contra a mudança deste ponto e ficou acordado que a

Mauro Villa é o subprefeito do Vale dos Vinhedos

Conselheira Vanja assinará as atas das reuniões como sendo laudos, para reafirmar o caráter terminativo das posições adotadas pelo Conselho.

Marciano Battistello eleito presidente ao lado de Débora Dadalt

Ao final do encontro o presidente eleito Marciano Battistello se disse satisfeito com as “arestas aparadas” e entendeu ter havido uma espécie de reconciliação entre os representantes do Governo presentes ao encontro e os demais representantes de entidade.