Elon Musk gerou incertezas ao dizer na quarta-feira (24) que o crescimento da Tesla será “notavelmente menor” em 2024, mesmo com os cortes de preços que já prejudicaram as margens e aumentaram as preocupações dos investidores.
A montadora está concentrando seus esforços no desenvolvimento de uma novo modelo elétrico a ser produzido em sua fábrica no Texas no segundo semestre de 2025. A expectativa é que esse produto vá gerar o próximo boom de vendas da marca, o que o executivo parece não esperar para 2024.
O impacto da declaração de Elon Musk foi imediato e o efeito parece ser bem negativo. O valor das ações da Tesla caiu 12% no dia seguinte, gerando mais um golpe em seu valor de mercado, que caiu mais US$ 80 bilhões. O acumulado de perdas em valor de mercado somente no mês de janeiro já chega aos US$ 210 bilhões.
Analistas da TD Cowen alertam que “As manchetes da Tesla foram essencialmente de mal a pior”, observando que a receita e o lucro do quarto trimestre de 2023 também ficaram abaixo das expectativas.