A função do catalisador e o impacto da sua retirada do veículo

O catalisador, peça fundamental do sistema de escape, atua como um guardião verde, protegendo o meio ambiente ao reduzir as…

Publicado por
09:54 - 03/03/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
A função do catalisador e o impacto da sua retirada do veículo

Foto: Freepik

O catalisador, peça fundamental do sistema de escape, atua como um guardião verde, protegendo o meio ambiente ao reduzir as emissões de gases poluentes do seu carro. Mas, qual a real importância desse componente? E o que acontece se ele for retirado?

O que faz o catalisador?

Imagine o escapamento como uma chaminé liberando gases nocivos como monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos. O catalisador reduz em até 98% a emissão destes gases poluentes, transformando-os em compostos menos danosos, como dióxido de carbono e vapor d’água, através de reações químicas. A peça tambpem ajuda a otimizar o desempenho do motor, reduzindo o consumo de combustível e também atuando como um silenciador, diminuindo o ruído do escapamento.

O catalisador não é uma peça barata quando chega a hora de uma eventual substituição, o que faz com que muitos donos optem pela retirada do componente. Outro motivo para a retirada é a busca por um som mais encorpado saindo do escapamento. O grande problema nesses casos é que o carro se tornará um grande poluidor, emitindo gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde pública.

A função do catalisador e o impacto da sua retirada do veículo

Foto: Freepik

Além disso, a peça é um item obrigatório, e sua retirada é ilegal no Brasil. Em caso de abordagem, será constatada a infração de natureza grave, sujeita a multa de  R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, sem o catalisador o motor pode sofrer superaquecimento, perda de potência e aumento do consumo de combustível. Outro efeito colateral pode ser a entrada do cheiro do escapamento para dentro do carro.

O catalisador é um componente essencial para o seu carro e para o meio ambiente. Removê-lo é uma atitude prejudicial que traz diversos problemas. Mantenha o catalisador em bom estado e contribua para um futuro mais verde.

Clique aqui para as últimas notícias automotivas

Clique aqui para manutenção automotiva

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp