Renault Boreal: conheça as versões e preços do SUV que chega para a briga com Corolla Cross e Jeep Compass

Renault Boreal
Novo Renault Boreal: Foto: Divulgação oficial

O mercado de SUVs médios acaba de ganhar um novo competidor de peso — e com sotaque francês. O Renault Boreal chega ao Brasil para disputar espaço com gigantes como o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass, apostando alto em design, tecnologia e um sistema digital que promete redefinir a experiência ao volante: o OpenR Link, coração eletrônico do novo SUV da Renault.

A nova cara da Renault no Brasil

Com 4,56 metros de comprimento e proporções que impõem presença, o Renault Boreal traduz a nova filosofia global da marca: linhas robustas, assinatura luminosa em LED e interior sofisticado com acabamento de padrão europeu. É o tipo de SUV que não se contenta em ser bonito — ele quer ser inteligente. E é aí que começa sua grande revolução tecnológica.

No centro do painel, o OpenR Link rouba a cena. O sistema é uma fusão entre duas telas em formato de “L” — um painel digital de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos e uma central multimídia vertical de 10,4 polegadas — que se unem de forma fluida, como se fossem uma única superfície. É a primeira vez que a Renault traz essa arquitetura ao Brasil, transformando o Boreal em uma espécie de “smartphone sobre rodas”.

O sistema é baseado no Android Automotive, desenvolvido em parceria com o Google. Isso significa que o carro vem com Google Maps, Assistente de Voz e Play Store nativos, dispensando o uso de cabos ou espelhamento de celular. O motorista pode pedir rotas, alterar a temperatura do ar-condicionado, escolher uma música no Spotify ou encontrar o posto mais próximo apenas com comandos de voz. E mais: as atualizações são OTA (Over The Air) — ou seja, o carro se mantém atualizado automaticamente, sem precisar ir à concessionária.

Preços e versões

A Renault posiciona o Boreal de forma estratégica, com três versões que miram desde o público que busca custo-benefício até quem quer tecnologia e conforto de ponta.

  • Renault Boreal Evolution – R$ 179.990
  • Renault Boreal Techno – R$ 199.990
  • Renault Boreal Iconic – R$ 214.990

Durante a pré-venda, a marca oferece bônus de até R$ 12 mil na troca de um usado e opção de financiamento com taxa zero em 24 meses (entrada de 60%). O objetivo é claro: atrair quem já cogita SUVs compactos, mas quer subir de patamar sem comprometer o orçamento.

Mecânica moderna e eficiente

Debaixo do capô, o Renault Boreal traz o conhecido motor 1.3 TCe turbo flex, o mesmo utilizado em modelos como o Captur e o Duster, mas aqui com calibração aprimorada. São 163 cv quando abastecido com etanol e 27,5 kgfm de torque, sempre combinados ao câmbio EDC de dupla embreagem com seis marchas.

Essa configuração garante respostas rápidas, trocas suaves e boa eficiência no consumo. A tração é dianteira, mas o comportamento dinâmico é aprimorado pelo sistema eletrônico de vetorização de torque, que ajusta a entrega de potência nas curvas para melhorar a estabilidade.

Pacotes e diferenciais de cada versão

O Renault Boreal Evolution, versão de entrada, já chega bem equipado: faróis full-LED, rodas de liga leve de 18″, ar digital dual zone, carregador de celular por indução e central multimídia de 10”. O sistema de som Arkamys com seis alto-falantes e o pacote ADAS com 13 assistências — incluindo alerta de colisão, frenagem autônoma e detector de fadiga — reforçam a proposta de segurança e conectividade.

Na versão intermediária Techno, o nível de sofisticação sobe: o painel digital passa a ter 10” e o ambiente interno ganha iluminação configurável em 48 cores. Os bancos com ajuste elétrico e o som Arkamys com oito falantes elevam o conforto, enquanto o pacote de ADAS chega a 19 funções — com assistente de permanência em faixa, controle adaptativo de velocidade e alerta de ponto cego.

Já o topo de linha Iconic é onde a Renault exibe todo o seu arsenal tecnológico. Além das rodas diamantadas de 19”, acabamento interno Deep Blue e teto solar panorâmico elétrico, essa versão traz sistema de som premium Harman Kardon, porta-malas com abertura elétrica e banco do motorista com função de massagem. Aqui, o OpenR Link ganha protagonismo total: o sistema integra o controle de praticamente todas as funções do veículo, desde modos de condução até personalização de perfis e rotinas de uso.

Renault Boreal
Novo Renault Boreal: Foto: Divulgação oficial

Mais do que uma central multimídia, o OpenR Link transforma o Boreal em um carro conectado de verdade. Cada motorista pode criar seu perfil pessoal — com preferências de posição de banco, climatização, iluminação e até playlists favoritas. O sistema também sugere rotas baseadas no histórico de deslocamentos e oferece informações de trânsito em tempo real.

O grande diferencial é que tudo isso funciona de forma nativa, sem depender de conexão via cabo ou Bluetooth. Graças ao Android Automotive, o Boreal é um carro que “fala Google”, e isso o coloca um passo à frente de rivais que ainda dependem do espelhamento por Android Auto ou Apple CarPlay.

Além disso, o sistema da Renault é capaz de receber atualizações remotas (OTA), tanto para o software quanto para recursos de segurança, interface e desempenho. Na prática, isso significa que o carro pode evoluir com o tempo — corrigindo falhas, melhorando o consumo ou até adicionando novas funções.


Tecnologia como diferencial competitivo

Enquanto o Corolla Cross aposta na confiabilidade japonesa e o Compass no equilíbrio entre conforto e performance, o Renault Boreal quer ser o SUV mais tecnológico e conectado do segmento. Seu interior minimalista e digital reforça essa proposta. O quadro de instrumentos tem alta resolução e exibe gráficos fluidos, enquanto o sistema de iluminação ambiente interage com comandos e situações de condução.

O Boreal também marca o avanço do ecossistema Renault no Brasil: o OpenR Link é compatível com a My Renault App, permitindo travar portas, ativar o ar-condicionado e checar a autonomia direto pelo celular. É o tipo de conectividade que até pouco tempo era restrita a modelos premium europeus.

SUV coloca a marca em um novo patamar

Com o Boreal, a Renault mostra que quer deixar de ser apenas uma marca racional e passar a disputar território emocional. O design impressiona, o acabamento evoluiu e o OpenR Link inaugura uma era em que o carro é tão digital quanto intuitivo.

Se o preço competitivo e a pós-venda corresponderem, o novo SUV pode sim se tornar o divisor de águas da Renault no Brasil — o carro que coloca a marca definitivamente no radar de quem busca tecnologia, conforto e sofisticação na medida certa.