Carros

Pulse híbrido deve ser o primeiro dos 3 lançamentos eletrificados da Stallantis no Brasil

Pulse híbrido deve ser o primeiro dos 3 lançamentos eletrificados da Stallantis no Brasil
Pulse híbrido deve ser o primeiro dos 3 lançamentos eletrificados da Stallantis no Brasil

O Pulse híbrido deve ser a porta de entrada para a linha de modelos que a Stellantis planeja lançar no Brasil, já em 2024. A empresa pretender oferecer 20% do seu portfólio sendo composto por modelos eletrificados até 2030. Estão nos planos três tipos de conjuntos mecânicos eletrificados para alcançar a meta, com modelos das marcas Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e Ram.

Pulse híbrido deve ser o primeiro dos 3 lançamentos eletrificados da Stallantis no Brasil
Pulse híbrido deve ser o primeiro dos 3 lançamentos eletrificados da Stallantis no Brasil

O portfólio de modelos da Stellantis contará com três tipos de conjuntos mecânicos para alcançar a meta de ter 20% de carros eletrificados até 2030. O primeiro deles é o powertrain BSG (Belt Starter Generator), considerado o mais acessível da gama. Esse sistema híbrido-leve utiliza um pequeno gerador elétrico que também funciona como alternador para carregar uma bateria auxiliar de 12 volts ou 48 volts. Embora não tracione o veículo, ele fornece uma força adicional em situações específicas, como ultrapassagens e retomadas, resultando em uma economia de combustível de 10% a 20%.

Pulse híbrido deve ser o primeiro dos 3 lançamentos eletrificados da Stallantis no Brasil
Pulse híbrido deve ser o primeiro dos 3 lançamentos eletrificados da Stallantis no Brasil

Os outros dois conjuntos mecânicos serão um híbrido convencional (HEV) e um híbrido plug-in (PHEV). Ambos os sistemas combinam um motor a combustão tradicional com um ou mais motores elétricos, além de baterias. O sistema PHEV pode ser recarregado na tomada, permitindo uma maior autonomia e a possibilidade de condução puramente elétrica.

Pulse híbrido deve ser o primeiro a chegar, já em 2024

Embora o modelo exato que estreará a tecnologia eletrificada ainda seja um mistério, especula-se que o primeiro a receber a novidade será o Pulse, seguido pelo irmão Fastback. Posteriormente, outros modelos do portfólio também serão eletrificados, mantendo a opção de motorização flexível.