Os pneus do BYD Dolphin Mini tem gerado dúvidas e preocupações dos donos quanto as medidas exclusivas, não encontradas fora das concessionárias. O pequeno elétrico utiliza pneus da marca chinesa LingLong com medidas 175/55 R16. Esta combinação de medidas não é oferecida pelas marcas de pneus no Brasil, como Bridgestone, Continental, Goodyear, Michelin e Pirelli, cujas opções mais próximas são 165/45 R16 ou 185/55 R16, mas ambas são incompatíveis com o veículo.
A medida não é encontrada nem mesmo no site da fabricante chinesa, e a insegurança aumenta quando se considera que o modelo não tem um estepe convencional ou mesmo temporário. Em vez disso, o carro vem equipado com um kit de reparo com bomba e selante para lidar com furos e outros pequenos problemas.
Pneus do BYD Dolphin Mini X garantia de fábrica
O grande problema da reposição dos pneus do BYD Dolphin Mini é que se a medida não for respeitada, haverá perda de garantia de fábrica. A BYD do Brasil alega que tentou homologar a medida 185/50 R16 para o modelo brasileiro, mas a matriz chinesa não aprovou a mudança.
Se aprovada, a reposição não teria problemas, pois há farta oferta de marcas com esta medida com preços em torno de R$ 350. A marca garante que, apesar da medida incomum dos pneus do BYD Dolphin Mini, o fornecimento de peças de reposição está assegurado pela rede de concessionárias brasileiras.
A falta de familiaridade com o tamanho dos pneus e a ausência de um estepe geram algumas preocupações entre os consumidores. A principal delas é a dificuldade em encontrar pneus para reposição, especialmente em viagens para regiões mais remotas.
O BYD Dolphin Mini é um carro inovador e interessante, mas a questão dos pneus é um ponto que precisa ser considerado pelos consumidores antes de adquirir o veículo. É importante avaliar os riscos e benefícios de comprar um carro com pneus de tamanho incomum e sem estepe.