A nova geração do Tesla Rodster está prestes a ser lançada e Elon Musk promete um desempenho de tirar o fôlego dos clientes. Segundo Musk, o modelo será capaz de ir de 0 a 96 km/h, o equivalente a 60 mph, em apenas 1,1 segundo, um feito inédito no mundo dos automóveis de passeio
A medida de 0 a 96 km/h corresponde à velocidade exata até as 60 milhas por hora, o sistema imperial usado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Para entender a magnitude desta velocidade, se convertemos a aceleração para o sistema métrico que usamos no Brasil, o novo Tesla Roadster será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,3 segundos. Atualmente, o recordista é o Dodge Challenger SRT Demon 170, que faz o mesmo trajeto em 1,74 segundos.
Mas como a nova geração do Tesla Rodster vai alcançar esse nível de performance? A resposta está na tecnologia espacial. Musk, fundador da SpaceX, empresa de foguetes espaciais, incorporou soluções inovadoras ao Roadster, criando um pacote opcional com o nome da empresa que permite ao carro atingir velocidades estonteantes.
Embora o desenvolvimento do Roadster tenha sido adiado algumas vezes – a previsão inicial era de lançamento em 2021 –, Musk garante que o carro finalmente chegará ao mercado no final de 2024, com entregas a partir de 2025. Para garantir uma unidade do modelo super veloz, os interessados já podem pagar um sinal de US$ 50 mil, o equivalente a aproximadamente R$ 250 mil.
Se o novo Tesla Roadster entregar tudo que Elon Musk está prometendo, estaremos presenciando o nascimento de uma lenda, um carro que desafia as leis da física e redefine o que significa velocidade em um automóvel de passeio.