Mercado de carros usados explode e vende quase 6 vezes mais do que os 0km

O mercado de carros usados no Brasil continua a apresentar números expressivos, mesmo em meio a desafios econômicos e flutuações….

Publicado por
16:29 - 18/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Mercado de carros usados

Foto: Freepik

O mercado de carros usados no Brasil continua a apresentar números expressivos, mesmo em meio a desafios econômicos e flutuações. A tendência de aumento da procura acontece desde o início do ano, quando o interesse pelo modelos semi-novos ficou em evidência, em contra-partida ao alto preço cobrado pelos modelos zero km. Somente nos 4 primeiros meses deste ano, o Brasil vendeu mais de 4,8 milhões de carros seminovos.

Durante o mês de maio de 2024, houve uma retração de 8,2% nas transações de veículos usados em comparação com abril. No entanto, no acumulado do ano, os números permanecem positivos, com um aumento de 6,6%. Os seminovos, carros usados com até 3 anos de fabricação, representaram 11,8% do total transacionado em maio, vendendo 5,9 vezes mais que veículos novos, indicando uma preferência do consumidor em 2024.

Mercado de carros usados

Foto: Freepik

Entre os mais vendidos, o veterano VW Gol liderou as vendas em maio, com 58.110 unidades transacionadas. Em segundo lugar, ficou o Fiat Palio, com 32.574 unidades vendidas, seguido pelo Fiat Uno, com 32.068 unidades. Outros modelos populares incluem o Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Corolla.

A expectativa é que as vendas de carros usados em 2024 alcancem cerca de 15 milhões de unidades, incluindo motos, caminhões e ônibus. Para 2024, o setor espera um crescimento de 5% a 6%, impulsionado pelo movimento de baixa de juros pelo Banco Central.

As negociações dos carros usados passaram por uma redução na taxa de financiamento e na taxa básica de juros, alterações que garantem mais facilidade na compra dos seminovos. Além disso, os preços dos carros usados estão caindo, tornando-os mais acessíveis para os compradores. Essa tendência contribui para o aumento das vendas.

O mercado de carros usados em 2024 continua robusto, com perspectivas positivas para o futuro. Os consumidores estão aproveitando a variedade de modelos disponíveis e os preços mais atrativos.

Clique aqui para mais artigos

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp