Lamborghini Huracán STJ: apenas 10 unidades exclusivas para marcar a despedida do motor V10

O exclusivíssimo Lamborghini Huracán STJ terá apenas 10 unidades produzidas e marca a despedida do motor V10 nos produtos da…

Publicado por
15:53 - 11/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Lamborghini Huracán STJ

Foto: Divulgação

O exclusivíssimo Lamborghini Huracán STJ terá apenas 10 unidades produzidas e marca a despedida do motor V10 nos produtos da marca. A partir de agora, o foco da Lamborghini é seguir com a preparação de um novo superesportivo com propulsão híbrida. O motor V10 naturalmente aspirado é um símbolo da história da marca, que desde o lançamento do Huracán vinha conquistando corações e pistas.

O sigla STJ representa as palavras Super Trofeo e Jota, sendo uma combinação de duas referências importantes. O Super Trofeo é uma homenagem ao campeonato monomarca da Lamborghini, estabelecido em 2009. O Jota é uma alusão ao Apêndice J dos regulamentos da FIA, que define as especificações dos carros de corrida. Além disso, remete à tradição de modelos Lamborghini desenvolvidos para competições, como o lendário Miura SVJ e o Aventador SVJ.

Lamborghini Huracán STJ em detalhes

O Huracán STJ baseia-se no aclamado Huracán STO, mas eleva a performance a um novo patamar. Seu pacote aerodinâmico exclusivo, desenvolvido pelos técnicos da Lamborghini Squadra Corse, incorpora elementos do mundo das corridas. Destaque para os dois novos apêndices aerodinâmicos em fibra de carbono, conhecidos como “flicks”, que aprimoram a estabilidade e o fluxo de ar. Já a asa traseira teve o ângulo aumentado em 3° em relação ao modelo de produção, proporcionando 10% mais carga aerodinâmica sem comprometer o equilíbrio do carro.

O icônico motor V10 5.2 oferece 640 CV e 57,5 kgfm de torque, e está acoplado ao câmbio de dupla embreagem de sete velocidades (LDF – Lamborghini Doppia Frizione). Com tração exclusivamente traseira, o conjunto oferece uma experiência de condução visceral.

Lamborghini Huracán STJ

Foto: Divulgação

A suspensão do Lamborghini Huracán STJ é totalmente ajustável, com quatro amortecedores derivados das pistas que melhoram significativamente o comportamento dinâmico do carro. Eles permitem ajustes precisos de compressão e recuperação em diferentes frequências, otimizando o desempenho em condições de uso variadas. Já os pneus Bridgestone Potenza Race foram desenvolvidos especificamente para o STJ, e abraçam as rodas de 20 polegadas com porca central, garantindo uma aderência excepcional.

A parte interna oferece bancos em alcantara com detalhes em couro e costurar em tons contrastantes, além da placa exclusiva indicando o número de cada um dos carros (1/10).

São duas opções de cores. A das fotos tem carroceria Blu Eliadi (azul) com teto Nero Noctis (preto) e detalhes Rosso Mars (vermelho) e Bianco Isi (branco). A outra opção oferece carroceria Grigio Telesto (cinza) combinada com teto Nero Noctis (preto) e detalhes Rosso Mars (vermelho) e Bianco Isi (branco). Em ambas, a cabine tem bancos Nero Cosmus (preto) em Alcântara com detalhes em couro e detalhes contrastantes Costura Rosso Alala (vermelha).

O Lamborghini Huracán STJ é uma obra-prima que combina elegância, desempenho e exclusividade. Com apenas dez unidades disponíveis, ele representa a última dança do icônico motor V10. Um tributo à paixão pela velocidade e à busca incessante pela perfeição.

Leia mais artigos automotivos, clique aqui

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp