Carros

Fiat Strada derruba próprio record histórico de vendas

Fiat Strada
Foto: Divulgação Fiat

O Fiat Strada 2024 se consolida cada vez mais como o produto mais importante da marca desde que passou por uma reestilização completa. O modelo acaba de bater o próprio record de vendas, antes mesmo do fechamento de agosto. O novo número supera a marca estabelecida em um longínquo setembro de 2014, de 14.255 unidades, ainda do modelo antigo. Agora, a picae já soma 14.768 unidades emplacadas em agosto de 2024.

Esta é a terceira vez que a Fiat Strada renovada ultrapassa a marca de 14 unidades emplacadas, considerando os 14.192 unidades de julho de 2024 e as 14.147 de agosto de 2022. No acumulado de 2024, já são mais de 85.000 unidades vendidas, um verdadeiro sucesso de vendas. Além disso, ela foi o veículo mais vendido no Brasil nos anos de 2021, 2022 e 2023.

Fiat Strada
Foto: Divulgação Fiat

A história da Fiat Strada no Brasil

O Fiat Strada é um dos veículos mais icônicos da Fiat no Brasil, sendo sinônimo de robustez, versatilidade e sucesso comercial. Desde seu lançamento, a Strada conquistou um lugar de destaque no mercado de picapes leves, sendo uma escolha popular tanto para uso pessoal quanto comercial. Sua história começa em 1998, quando foi lançada como parte da família Palio, composta pelo hatchback Palio, a perua Palio Weekend, o sedã Siena e a picape Strada, e chegou para substituir a Fiat Fiorino Pick-Up e rapidamente se destacou pela combinação de robustez, design moderno e praticidade.

Na época, o mercado de picapes leves era dominado por modelos como Chevrolet Corsa Pick-Up e a Ford Courier. A Fiat Strada, no entanto, se diferenciava por oferecer uma maior capacidade de carga, uma suspensão traseira robusta com feixes de mola semi-elípticos e uma caçamba espaçosa. Esses atributos tornaram o modelo uma opção atrativa tanto para pequenos empresários quanto para consumidores que buscavam um veículo versátil para o dia a dia.

Fiat Strada
Foto: Divulgação Fiat

As primeiras evoluções, entre 1998 e 2007

Nos primeiros anos após seu lançamento, o Fiat Strada passou por várias atualizações para manter sua competitividade. Em 2001, o modelo recebeu sua primeira grande reestilização, alinhando-se ao design global da família Palio. Essa mudança trouxe uma nova grade frontal, faróis redesenhados e melhorias no acabamento interno.

Em 2002, a Fiat introduziu uma das principais inovações da Strada: a versão Adventure. Esta versão foi projetada para atender a um público que buscava uma picape com características off-road, oferecendo maior altura em relação ao solo, pneus de uso misto, barras de proteção lateral e a tradicional roda de estepe na tampa traseira. A Strada Adventure rapidamente se tornou um sucesso, atraindo consumidores que precisavam de um veículo capaz de enfrentar terrenos difíceis.

Fiat Strada
Foto: Divulgação Fiat

As inovações tecnológicas e a cabine dupla, entre 2008 e 2019

A Fiat Strada continuou a evoluir e inovar durante os anos 2000. Em 2008, o modelo ganhou uma importante atualização no design, com a introdução da cabine estendida, que oferecia espaço adicional atrás dos bancos para acomodar pequenos objetos, sem comprometer a capacidade de carga da caçamba.

No entanto, a inovação mais significativa da década veio em 2009, com o lançamento da Strada com cabine dupla. Essa foi a primeira picape compacta do mercado brasileiro a oferecer esse recurso, permitindo que a picape transportasse até quatro ocupantes, sem sacrificar muito espaço na caçamba. Essa configuração ampliou ainda mais o público-alvo da Strada, tornando-a uma opção atraente tanto para famílias quanto para pequenos negócios.

Durante esse período, a Fiat também introduziu diversas melhorias tecnológicas na Strada, como o sistema Locker, que permitia ao motorista bloquear o diferencial dianteiro para melhorar a tração em terrenos difíceis. Essa inovação solidificou a posição da Strada como uma das picapes leves mais capazes do mercado.

Fiat Strada
Foto: Divulgação Fiat

A nova geração e consolidação do sucesso a partir de 2020

Em 2020, a Fiat Strada passou por sua maior transformação desde o lançamento, com a introdução de uma nova geração completamente redesenhada. A nova Strada foi construída sobre uma plataforma moderna, com maior foco em segurança, conforto e conectividade.

Esta nova geração trouxe avanços significativos, como a inclusão de controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e uma estrutura mais rígida, oferecendo maior proteção aos ocupantes. Além disso, o design foi completamente reformulado, com uma aparência mais robusta e sofisticada, inspirada na Fiat Toro, uma picape maior e mais premium da marca.

Outro marco importante dessa nova geração foi a introdução da versão com cabine dupla de quatro portas, uma inovação no segmento de picapes compactas. Essa configuração aumentou ainda mais a versatilidade do modelo, tornando-o uma opção ainda mais atraente para quem busca um veículo capaz de transportar passageiros e carga com conforto. Além disso, ela também foi equipada com motores mais eficientes, como o 1.3 Firefly e o 1.4 Fire EVO, oferecendo uma combinação de bom desempenho e economia de combustível.

A história do Fiat Strada no Brasil é uma história de inovação, adaptação e sucesso contínuo. Desde sua introdução em 1998, a Strada evoluiu constantemente para atender às necessidades de um mercado em mudança, mantendo-se relevante e competitiva ao longo dos anos. Hoje, a Strada não é apenas uma picape, mas um ícone no mercado automotivo brasileiro, representando a combinação perfeita de versatilidade, robustez e inovação que os consumidores esperam de um veículo Fiat.

Leia também – VW Saveiro Robust, a picape mais barata do brasil. Veja motor, consumo e itens de série