O novíssimo Citroën Basalt teve seu design externo revelado, e chega para complementar a família já composta por C3 hatchback e C3 Aircross. A marca francesa alega que o modelo apresentado ainda é um conceito, muito próximo ao modelo de produção, e que chegará aos pontos de venda de todo o Brasil ao longo do último trimestre.
A concepção buscou conciliar a robustez de um SUV com a fluidez de um cupê, resultando no cada vez mais conhecido formato SUV-Cupê. Criado com foco no mercado sul-americano, o modelo deve entregar calibrações mais adaptados ao gosto do brasileiro dos que 0 C3 hatchback e o C3 Aircross.
Visualmente, o Citroën Basalt é uma mistura de elementos dos irmãos já lançados, compartilhando a grade superior com linha de LED que se conecta aos faróis duplos em formato de X, elementos já vistos no C3 hatchback. Do C3 Aircross veio a segunda entrada de ar, no meio, agora com uma nova moldura nas extremidades. O para-choque é exclusivo e tem novos faróis de neblina, maiores nas pontas e repetindo o estilo da entrada de ar superior, inclusive com os quadrados emoldurados as laterais.
A traseira do Citroën Basalt é a sua porção que mais chama a atenção. O resultado é equilibrado, onde o caimento do teto termina em um pseudo spoiler rabo de pato. Os para-lamas têm bitola maior que os do C3 Aircross e passam uma impressão “musculosa”. As belas sinaleiras tridimensionais usam o mesmo design do C3 Aircross, mas são mais finas e longas. Além disso, a luz de seta agora é uma linha na parte inferior do conjunto.
Não foram divulgadas imagens ou informações da parte interna, que deve ser baseada no Aircross. Quanto à motorização, especula-se que o Citroën Basalt compartilhará o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, aliado ao câmbio CVT. O conjunto já está presente no C3 Aircross.
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