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Calço Hidráulico: O pavor dos motoristas que passam por alagamentos

Calço Hidráulico
Foto: Freepik

O calço hidráulico, também conhecido como “batida de água”, é um problema grave que pode afetar o motor do seu carro, causando danos irreversíveis se não for reparado rapidamente. Neste artigo, vamos abordar as principais causas do calço hidráulico, como preveni-lo e o processo de reparo do motor.

O que é o Calço Hidráulico?

O calço hidráulico ocorre quando a água entra na câmara de combustão do motor. A água, incompressível, impede o movimento dos pistões, causando danos graves às paredes dos cilindros, bielas, pistões e outras peças do motor.

As causas

  • Atravessar água em excesso: Dirigir em alagamentos com água acima do nível do escapamento pode resultar na entrada de água no motor.
  • Danos no sistema de arrefecimento: Vazamentos no radiador, mangueiras ou bomba d’água podem permitir a entrada de água no motor.
  • Falha na junta da cabeça do motor: A junta da cabeça do motor veda a câmara de combustão e impede a mistura de água com o óleo. Uma junta danificada pode permitir a entrada de água no motor.

Fique atento aos sinais

  • Dificuldade em dar partida: O motor pode girar com dificuldade ou não ligar de jeito nenhum.
  • Ruídos estranhos: Barulhos metálicos fortes podem ser ouvidos durante a tentativa de partida.
  • Fumaça branca densa: A queima de água no motor pode produzir fumaça branca densa pelo escapamento.
  • Superaquecimento do motor: A água no motor pode dificultar a dissipação de calor, causando superaquecimento.

Como se prevenir

  • Evite dirigir em alagamentos: Se for necessário atravessar água, faça-o lentamente e com cuidado, evitando acelerações bruscas.
  • Verifique o sistema de arrefecimento: Mantenha o sistema de arrefecimento em bom estado para evitar vazamentos que possam permitir a entrada de água no motor.
  • Inspecione a junta da cabeça do motor: Se você notar sinais de vazamento na junta da cabeça do motor, procure um mecânico especializado para repará-la.
Calço Hidráulico
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Estragou? Como fazer o motor voltar a funcionar

O reparo de um motor após calço hidráulico é um processo complexo e caro que deve ser realizado por um mecânico experiente. O custo do reparo do motor pode variar significativamente, dependendo da gravidade dos danos e do modelo do carro. Em geral, o reparo pode custar entre R$ 5.000 e R$ 20.000. As etapas do reparo incluem:

Etapa 1: Confirmando o Diagnóstico – Desvendando os Sinais

  1. Sinais Reveladores: O mecânico experiente identifica os sinais que indicam calço hidráulico: dificuldade na partida, ruídos metálicos agudos, fumaça branca densa e superaquecimento do motor.
  2. Inspeção Minuciosa: O profissional realiza uma inspeção detalhada: verifica as velas de ignição em busca de água ou corrosão, analisa a cor e textura do óleo do motor para detectar contaminação por água, e utiliza um endoscópio para inspecionar os cilindros e identificar danos nas paredes, pistões e anéis.

Etapa 2: Drenando a Água – Removendo o Invasor

  1. Drenando o Óleo: O mecânico abre o bujão de drenagem do óleo e deixa o óleo contaminado escoar em um recipiente adequado.
  2. Substituindo o Filtro de Óleo: O filtro de óleo, saturado de água e impurezas, é substituído por um novo.
  3. Drenando a Água: Se presente, o bujão de drenagem de água do bloco do motor é removido para drenar a água.
  4. Limpeza Interna: Um solvente especial é utilizado para remover resíduos de água e óleo do interior do motor.

Etapa 3: Desmontando o Motor – Acessando o Coração

  1. Desconectando as Conexões: Com cuidado, o mecânico desconecta todos os cabos, mangueiras e tubos ligados ao motor.
  2. Removendo Acessórios: Componentes como alternador, compressor do ar condicionado e bomba d’água são cuidadosamente removidos.
  3. Separando as Partes: O cabeçote do motor é desmontado com cuidado para não danificar a junta.
  4. Expondo o Interior: O cárter do motor é removido, revelando os pistões, bielas, virabrequim e outras peças internas.

Etapa 4: Inspecionando os Danos – Buscando os Culpados

  1. Analisando os Pistões: O mecânico verifica se os pistões apresentam rachaduras, deformações ou desgastes excessivos.
  2. Examinando as Bielas: Bielas são inspecionadas em busca de dobras, rachaduras ou outros danos estruturais.
  3. Avaliação do Virabrequim: O virabrequim é verificado quanto a empenamento, trincas ou desgaste excessivo em seus mancais.
  4. Analisando a Junta da Cabeça do Motor: A junta é inspecionada em busca de rupturas, rachaduras ou sinais de desgaste que permitiram a entrada de água.
Calço Hidráulico
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Etapa 5: Substituindo as Peças Danificadas – Recomeçando do Zero

  1. Substituindo Pistões e Bielas: Pistões e bielas danificados são substituídos por novos, garantindo compatibilidade com o modelo do motor.
  2. Retificando o Virabrequim: Se necessário, o virabrequim é retificado para corrigir imperfeições e garantir seu funcionamento suave.
  3. Trocando a Junta da Cabeça do Motor: Uma nova junta da cabeça do motor é instalada, com assentamento perfeito.
  4. Substituindo Outros Componentes: Quaisquer outros componentes que apresentem danos, como anéis de pistão, rolamentos e juntas, são substituídos.

Etapa 6: Remontando o Motor – Renascendo das Cinzas

  1. Limpeza Detalhada: Todas as peças do motor são meticulosamente limpas antes da remontagem para evitar contaminação.
  2. Montagem Cuidadosa: Seguindo o manual de serviço do veículo, o mecânico remonta o motor com precisão, garantindo o perfeito funcionamento de todas as peças.
  3. Ajustes e Testes: O motor é ajustado e testado para garantir que esteja funcionando corretamente, sem vazamentos ou falhas.

O calço hidráulico é um problema sério que pode causar danos irreversíveis ao motor do seu carro. Para evitar esse problema, é importante dirigir com cuidado em alagamentos, manter o sistema de arrefecimento em bom estado e inspecionar a junta da cabeça do motor regularmente. Se você suspeitar de calço hidráulico em seu carro, procure um mecânico especializado o mais rápido possível para evitar maiores danos.

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