Carros

O temido Bafômetro: Saiba como ele funciona e os valores das multas

Bafômetro: Saiba como ele funciona e os valores das multas
Foto: Freepik

O bafômetro, também conhecido como etilômetro, é um equipamento fundamental para garantir a segurança nas vias. Através da medição da concentração de álcool no ar expelido pelos pulmões, o aparelho permite identificar motoristas que dirigem sob a influência de bebidas alcoólicas, combatendo uma das principais causas de acidentes de trânsito.

O modelo mais usado é o Bafômetro Eletrônico, que funciona por meio de sensores que medem a quantidade de álcool no ar expelido. Eles são os mais precisos, com margem de erro inferior a 5%, e são usado em larga escala nas operações de fiscalização e em casos de crimes de trânsito.

Alguns fatores influenciam no resultado do equipamento, como o tempo decorrido desde a última ingestão de bebida alcoólica, o tipo de bebida alcoólica e a quantidade ingerida, o metabolismo de cada indivíduo e a presença de outras substâncias no organismo (fumo, medicamentos).

Bafômetro: Saiba como ele funciona e os valores das multas
Foto: Freepik

O que Acontece se Você for Pego pelo Bafômetro

Durante uma abordagem policial, em caso de teste positivo ou recusa em realizar o teste, o condutor é multado e seu veículo pode ser apreendido. As penalidades envolvem uma multa que começa em R$ 2.934,70, suspensão da carteira de motorista de 1 a 12 meses e apreensão do veículo. Se o resultado do bafômetro for acima de 0,10 mg/L, pode ser lavrada a prisão em flagrante.

Dependendo do nível de concentração de álcool no sangue, são classificados 3 tipos de penalidades.

  • Até 0,04 mg/L: infração leve.
  • Entre 0,05 mg/L e 0,09 mg/L: infração grave.
  • Acima de 0,10 mg/L: crime de trânsito.
Bafômetro: Saiba como ele funciona e os valores das multas
Foto: Freepik

Se o condutor não concordar com o resultado, ele pode solicitar a realização de um contraprova em até 2 horas após o teste inicial, e também pode consultar um advogado para analisar o caso e buscar seus direitos.

Evite colocar a sua vida e a vida dos outros em risco. Se for beber, não dirija. Utilize o transporte público, táxi ou carona com um amigo que não tenha bebido.

Lembre-se: A responsabilidade no trânsito é de todos!

Clique aqui para as últimas notícias automotivas

Clique aqui para manutenção automotiva