Uma raríssima Ferrari Enzo ficou com a parte frontal totalmente destruída em um acidente nesta terça-feira (5), ferindo 3 pessoas. Ela rodava em alta velocidade em uma Autobahn de Munique, Alemanha, quando colidiu com a barreira central da pista. O Corpo de Bombeiros local explicou apenas que “Uma Ferrari derrapou por razões desconhecidas e colidiu com a barreira central”.
Leia mais
Com a batida, a Ferrari Enzo perdeu toda a sua parte frontal, e seus destroços se espalharam por 200 metros, danificando outro veículo na via. Duas pessoas se feriram levemente e outra precisou ser levada ao hospital de Munique.
A Ferrari Enzo é um supercarro lendário que foi lançado em 2002, época em que a Ferrari reinava na Formula 1, e homenageia o fundador da marca, Enzo Ferrari. Produzida em edição limitada de apenas 399 unidades, a Enzo rapidamente se tornou um dos carros mais cobiçados do mundo. O piloto Fernando Alonso vendeu a sua em 2023 por US$ 5,9 milhões, o equivalente a R$ 29,3 milhões.
O modelo foi inspirado nos carros de F1 da época, tanto em termos de design quanto de tecnologia. A aerodinâmica da Enzo é extremamente eficiente, com um corpo de fibra de carbono que otimiza o fluxo de ar e gera downforce. O chassi também é feito de fibra de carbono, o que contribui para a leveza e rigidez do carro.
O coração da Ferrari Enzo
O coração da Ferrari Enzo é um motor V12 de 6.0 litros naturalmente aspirado que desenvolve 660 cv de potência e 657 Nm de torque. Este motor deriva diretamente da Fórmula 1 e proporciona à Enzo um desempenho excepcional: aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e velocidade máxima de 350 km/h.
A Ferrari Enzo também conta com outras características que a tornam um carro único e especial, como o câmbio semiautomatizado de seis velocidades com trocas no volante, suspensão adaptativa, freios de cerâmica de carbono e interior luxuoso com acabamento em couro e fibra de carbono