COSMOLOGISTA FALECEU AOS 76 ANOS

Morre Stephen Hawking, cosmologista e grande nome da física moderna

ARTHUR CIPRIANI -     
0
232

Morreu nesta madruga aos 76 anos, Stephen Hawking, ele era cosmologista e um dos maiores nomes da física moderna, também foi responsável por novas interpretações do universo, ajudando a desvendar a evolução dos buracos negros e os mistérios do espaço – tempo.

Hawking também foi o autor de 14 livros, como “O universo em uma casca de noz” e “Uma nova história do tempo”. Aos 21 anos foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença que acaba com os neurônios motores, as células nervosas responsáveis pelos movimentos do corpo, perdendo progressivamente sua capacidade de se mover, falar, engolir e até respirar. Hawking acabou confinado a uma cadeira de rodas e dependente de um sistema de voz computadorizado para se comunicar, mas derrubou todos os prognósticos médicos sobre sua expectativa de vida.

Em 1965 recebeu sua primeira premiação, na licenciatura em Ciências Naturais. Emigrou de Oxford para Cambridge visando a Cosmologia, onde se tornou doutor na área. Foi professor de Matemática em Cambridge, professor lucasiano emérito – mesma posição ocupada por cientistas como Charles Babbage, Isaac Newton e Paul Dirac, e dirigiu o departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade. Em 1974, tornou-se um dos mais jovens membros da Royal Society, com apenas 32 anos. Suas principais áreas de especialidade eram cosmologia teórica e gravidade quântica.

De acordo com o jornal britânico The Guardiam, comunicado assinado pelos filhos do cientistas – Lucy, Robert e Tim – confirmou o falecimento. “Estamos profundamente entristecidos pela passagem de nosso amado pai. Ele era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo legado viverá por muitos anos”, escreveram. De acordo com o comunicado, o cientista morreu em sua casa, em Cambridge, nas primeiras horas desta quarta-feira.

Stephen Hawking faleceu aos 76 anos. (FOTO: Divulgação)

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.