Moradores de Bento Gonçalves reclamam da coleta do lixo

0
191

Há uma semana flagramos o descarte irregular do lixo no bairro Conceição, na lateral da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Hoje retornamos a rua Livramento e o lixo permanece local.

A área apresenta descartes de papelão, sacolas plásticas, restos de podas de árvores, misturado a lixo orgânico. O bairro recebe o serviço de recolhimento de lixo de entulhos nas sextas-feiras, mas não foram recolhidos.

Além disto, diversos bairros vem passando por problemas quanto ao recolhimento do lixo. Segundo informações de moradores que tentaram o contato com a empresa que realiza a coleta, RN Freitas, afirmam que a comunicação é falha. Diversas reclamações são feitas sobre a falta de frequência da passagem dos caminhões, e alguns casos, segundo estes moradores, as lixeiras acabam indo junto ao lixo.

Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, é realizado fiscalização após denúncias “Sempre que a secretaria do Meio Ambiente recebe as denúncias referente aos serviços prestados pela empresa terceirizada para o recolhimento do lixo nossos fiscais de contrato fazem visita aos locais para averiguar. Além disso, realizamos a fiscalização constante para acompanhar o trabalho realizado.” diz.

O secretário ainda acrescentou que é realizado um monitoramento do serviço “Lembrando que os caminhões contam com serviço de GPS, que permite que possamos acompanhar o trabalho. Também pedimos para população estar atenta aos horários de recolhimento do lixo orgânico e reciclável” afirma.

Segundo a Lei municipal sobre a coleta de resíduos: Lei Complementar 56 (17/05/2002) – Instituída pelo Código Municipal de Limpeza Urbana de Bento Gonçalves, é proibido por lei jogar lixo nas calçadas, ruas, rios, valetas e terrenos baldios, além de queimar lixo a céu aberto, pois causa poluição do ar e doenças.

LEAVE A REPLY