O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finalizou nesta quinta-feira (19) a reconstituição da largura da pista em dois trechos da BR-470. Os trabalhos foram realizados nos quilômetros 189 e 190, localizados no município de Veranópolis. Segmentos que estavam operando em sistema pare e siga devido a danos causados por condições climáticas, passaram por obras de alargamento e sistemas de contenção. Com isso, foi permitindo a normalização do tráfego.
No quilômetro 189, considerado um dos maiores desafios da reconstrução, as obras continuam em andamento, mas o fluxo de veículos já foi liberado. A ação faz parte de um esforço para garantir maior segurança e acessibilidade na rodovia.
Por outro lado, no trecho da serra do Rio das Antas, o segmento localizado no quilômetro 200,64, em Bento Gonçalves, seguirá com sistema pare e siga. No local, o DNIT está construindo uma cortina atirantada para contenção da encosta, uma medida essencial para evitar deslizamentos.
Tráfego liberado, mas com atenção às chuvas
A partir desta sexta-feira (20), até o dia 6 de janeiro, o tráfego na BR-470 estará liberado durante 24 horas por dia, exceto no ponto em Bento Gonçalves. No entanto, o DNIT alerta que, em caso de chuvas acumuladas superiores a 50 mm em um período de 24 horas, pode haver necessidade de nova interdição na rodovia.
A liberação da maior parte dos trechos da BR-470 é um alívio para os motoristas. As festividades de final de ano intensificam o movimento nas estradas.