Memória LEOUVE

UCS recebe certificação para produzir tecnologia que despolui efluentes

UCS recebe certificação para produzir tecnologia que despolui efluentes

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu, na última semana, a certificação de patente de invenção, conferida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Ipni), a uma pesquisa executada pela equipe do Laboratório de Enzimas e Biomassas do Instituto de Biotecnologia da universidade, que resultou em uma tecnologia para a despoluição da água utilizada nas indústrias têxtil e papeleira, entre outras aplicações. Esta é a segunda patente conquistada pela instituição.

 

Com a concessão, que garante a propriedade intelectual da invenção resultante da pesquisa, a instituição fica autorizada a repassar, para qualquer empresa interessada em produzir em escala industrial, o projeto para o desenvolvimento. O prazo para a Universidade é de 20 anos, a contar da data de depósito da patente.

 

Conforme o coordenador da pesquisa e do programa de pós-graduação em Biotecnologia da UCS, Aldo Dillo, a pesquisa coloca a instituição a frente do tempo. "Estamos nos adiantando no tempo. Essas pesquisas são uma resposta ao compromisso da Biotecnologia com o meio ambiente”, disse.

 

Segundo Dillo, a descoberta disponibiliza ao mercado uma tecnologia eficiente e economicamente viável, com contribuições para o setor produtivo, “mas também para a causa ambiental, por possibilitar a diminuição de poluentes e, por consequência, diminuir o impacto dos efluentes industriais”, afirmou.